Justiça condena empresa de Paverama a adequar meio ambiente do trabalho
A condenação foi imposta pela 1ª Vara do Trabalho de Estrela, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul.
16/09/2017
Por Clic Paverama
Em Notícias Gerais
Uma empresa do setor de reciclagem de plásticos, localizada em Paverama, deverá fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) aos seus empregados, assim como observar o disposto na Norma Regulamentadora (NR) 12 do Ministério do Trabalho (MT), relativa à segurança em máquinas e equipamentos.
A condenação foi imposta pela 1ª Vara do Trabalho de Estrela, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul. Será aplicada multa de R$ 10 mil a cada vez em que a infração for verificada. No mesmo processo, a empresa também foi condenada a pagar indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 15 mil, a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a outra destinação social compatível com os bens tutelados.
Conforme o MPT, a empresa já havia sido condenada em três reclamações trabalhistas ajuizadas por empregados que não receberam os devidos EPIs e sofreram acidentes do trabalho.
Além disso, também havia sido autuada pelo Ministério do Trabalho devido a irregularidades no sistema de segurança de máquinas. A sentença foi proferida em 14 de agosto de 2017 e não tem mais recursos disponíveis.
Ministério Público do Trabalho/ Grupo Independente/ Redação