Maria Fumaça trouxe alegria e clima natalino na passagem por Paverama
Aproximadamente 500 pessoas acompanharam a passagem da Maria Fumaça pela cidade.
04/12/2018
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama
Nem o atraso, nem a mudança de roteiro e nem mesmo a chuva impediram os paveramenses de ver a passagem da Maria Fumaça pelo município, na noite do último sábado, dia 1. Em um primeiro momento a locomotiva passaria por todas as localidades do município que tem via férrea, mas em função de problemas técnicos ela pernoitou na antiga estação ferroviária de Paverama. Por volta das 7h30 da manhã de domingo uma equipe levou-a para o seu destino final.
O dia 1º de dezembro jamais será esquecido por muitas famílias e principalmente pelas crianças que aguardavam a passagem do trem natalino. A pequena Maria Vitória, de apenas 3 anos veio de Brochier com os pais para ver a Maria Fumaça. Os pais, Francieli e Otávio Landmeier fizeram questão de vir à Paverama. “Nós íamos ir na Batinga assistir, mas como teve a mudança de planos nós resolvemos vir pra cá, já que a Maria Vitória estava ansiosa para ver o trem de natal” destacou o pai.
(Diversas pessoas acompanharam a chegada da Maria Fumaça. Créditos: SILVIO ANDRÉ FOTOGRAFIA)
Junto da família Landmeier um grande número de pessoas aguardavam a Maria Fumaça, que chegou à Cidade Baixa por volta da meia-noite. Ela passou direto em função do acúmulo de pessoas próximo dos trilhos. Após, ela retornou, e os presentes puderam tirar fotos e conhecer o “trem de natal”.
A passagem da Maria Fumaça por Paverama integrou o projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Os passeios foram demonstrativos, tendo como objetivo trazer a atração definitiva em 2019 para a região. Neste primeiro momento, foi preciso conhecer o trajeto a fim de viabilizar o roteiro dentro da legislação que garante a segurança das linhas, túneis, vagões e passageiros. No dia 12, a locomotiva fará o trajeto Colinas – Muçum.
A locomotiva, construída em 1920 e movida à lenha, e seus vagões, todos decorados e iluminados, percorreram diversos municípios da região, incluindo Teutônia, levando a alegria e a magia do Natal. Os passeios entre os 27 túneis e 16 viadutos também tiveram como objetivo homenagear os 40 anos da Ferrovia do Trigo, oportunizando um resgate da memória ferroviária e aproximar os moradores que dedicaram esforços nesta grandiosa e importante construção para o Vale.
Diversas pessoas acompanharam a passagem da Maria Fumaça pela cidade. Créditos: Silvio André Fotografia.
Clic Paverama | Clic do Vale
Mais lidas da semana