Morro dos Cavalos: esconderijo durante a Revolução Farroupilha

Localidade de Paverama teria servido de abrigo a Anita Garibaldi na guerra.

04/04/2018

Por Clic Paverama
Em 13 de Abril

Matéria publicada no dia 04/04/2018

A batalha dos farrapos contra o governo imperial – registrada do dia 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845 – passou por Paverama. Um reduto com cerca de um hectare de laje em meio ao matagal serviu de esconderijo para os soldados gaúchos durante a Revolução Farroupilha. Era lá que eles substituíam os cavalos fatigados pelos descansados.

Essa situação levou uma localidade de Paverama a ser conhecida como Morro dos Cavalos. “Aqui era um lugar seguro para os farrapos e os moradores se abrigarem em caso de necessidade”, relata João Vieira Sarmento.

Mesmo passados mais de 170 anos, a revolução gaúcha ainda rende boatos na comunidade. Há quem afirme que uma das líderes dos farrapos, Anita Garibaldi, teria pernoitado com a tropa no local para se encontrar com o general David Canabarro, em Taquari.

Hoje, uma estrada passa pelo antigo esconderijo. Embora não haja placas indicando que o local foi palco da revolução, boa parte dos habitantes conhece a laje e a cita como um ponto histórico. Desde 2011, os moradores se reúnem para fazer cavalgadas e relembrar a epopeia dos antepassados. 

O encontro ocorre no segundo fim de semana de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e reúne cerca de cem cavalarianos. 

Tradição no Campeonato Municipal de Bocha:

Morro dos Cavalos está localizado a cerca de 15 quilômetros da área urbana de Paverama. Sem estabelecimentos comerciais, a localidade faz divisa com Montenegro, Tabaí e Brochier.

Por quase três décadas, a comunidade teve uma escola de Ensino Fundamental incompleto: a São Miguel. Com a diminuição do número de alunos para três e a aposentadoria da professora Aneli Nabinger, a escola encerrou suas atividades.

O pequeno prédio pintado de verde e com três salas ainda guarda as lembranças das aulas. 

Morro dos Cavalos também tem uma associação conhecida como São Miguel. A sede da entidade foi construída a partir de 2006 nos terrenos cedido pela família de Erni Hack. No local, são realizadas as festas comunitárias e os jogos de bocha – principal esporte da localidade.

Em 2014, a equipe de Morro dos Cavalos se sagrou campeã municipal. No campeonato de 2016, conquistou a terceira colocação, em 2017 e 2018 foi vicê campeã.

Morro dos Cavalos pelo Brasil:

Não é só no RS que existe o Morro dos Cavalos. A denominação também serve para identificar um bairro de Palhoça (cidade da Região Metropolitana de Santa Catarina). O local é conhecido por ser território indígena.

Sobre Paverama:

*Conforme o site oficial do município, os primeiros habitantes de Paverama devem ter sido índios da tribo Patos. Há vestígios dessa presença indígena (gravuras nas paredes e restos de cerâmica de utensílios) em uma gruta de Morro Bonito.

*A colonização do homem branco iniciou no século XVIII com a chegada dos açorianos, vindos de Taquari. No ano de 1817, haviam terras escrituradas em nome de Joaquim de Souza Pereira. Os alemães chegaram entre 1860 e 1875, vindos de São Leopoldo.

*Antes de ser denominado de Paverama, o local teve, pelo menos, outros dois nomes: Arroio Grande e Concórdia.

*A denominação Paverama tem origem indígena e significa “a terra de todos” ou “terra da paz”.

*Paverama se emancipou de Taquari em 13 de abril de 1988. De acordo com o IBGE 2010, a população de Paverama é composta por 8437 habitantes.

Fábio Kuhn/ Jornal A Hora