Número de suspeitas de Cononavírus no Brasil sobe para 12, sendo duas no RS

Nenhum caso foi confirmado no país; dez já foram descartados, sendo um deles no Rio Grande do Sul, que atualmente possui duas suspeitas.

01/02/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, dia 31, que o número de casos considerados suspeitos de coronavírus subiu para 12 no Brasil. Nas últimas 24 horas, houve um aumento de seis novos casos em investigação, enquanto outras três suspeitas foram completamente descartadas.

Os casos suspeitos estão em cinco estados: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7). Os casos suspeitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais, que constavam no último relatório, foram descartados pelas autoridades de saúde. O balanço apresentado em coletiva de imprensa foi fechado às 12h de hoje.

Em todo o mundo, já são mais de 9,9 mil pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo que 99% dos casos confirmados estão na China. Do total de casos da doença, 1,3 mil são considerados graves. O número de mortes já passa de 200, apenas na China. De acordo com o Centro de Controle de Doenças da China, o coronavírus já foi detectado em 26 países.

Ontem, dia 31, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus.

RS descarta caso de coronavírus, mas registra nova suspeita:

O Rio Grande do Sul segue com dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Um dos casos, contudo, mudou: enquanto na quinta-feira (30) havia suspeita de contaminação em uma mulher de 27 anos, moradora de Gravataí, nesta sexta-feira, dia 31, esse caso foi descartado e uma nova suspeição envolve uma mulher de 60 anos, residente de Canoas.

O outro paciente com possibilidade de coronavírus é um  homem de 54 anos, que mora em Hong Kong e buscou atendimento durante visita a Novo Hamburgo. Este caso já havia sido informado na quinta e segue suspeito.

A atualização dos dados foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), logo após o encerramento da coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, que atualizou os dados nacionais. A paciente de Canoas esteve recentemente em Hong Kong e em Macau, ambos países com casos confirmados. O caso da moradora de Gravataí foi descartado porque ela teve apenas contato com chineses no Rio Grande do Sul, mas esses não apresentaram sintomas da infecção.

Segundo a SES, ambos os pacientes com suspeita de coronavírus estão sem sinal de gravidade nos sintomas e encontram-se em isolamento domiciliar.

Outros três casos foram descartados no Estado, com diagnóstico para gripe do tipo influenza, em residentes de Dois irmãos, São Leopoldo e Montenegro. Também houve outras três notificações excluídas, em residentes de Pelotas, São Leopoldo e Dois Irmãos, que não se enquadraram nos critérios de suspeitos.

É considerado um caso suspeito aquele que envolve pessoas que tenham tido viagem para a China nos últimos 14 dias e que venham a apresentar febre acompanhada de algum sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar), ou pessoas que tenham tido contato com um caso suspeito e também tenham apresentado esse quadro clínico. No Brasil, há 12 casos suspeitos.

Fonte: G1