Panes lideraram os atendimentos na Freeway durante os feriados de Natal e Ano Novo
Média das ocorrências mecânicas foi de quase 117 ao dia.
08/01/2020
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito
O primeiro final de ano com a operação da CCR ViaSul na Freeway registrou tráfego intenso tanto na ida como no retorno do litoral. Mais de um milhão de veículos passaram pela rodovia entre a sexta-feira, 20 de dezembro, e a segunda-feira, 6 de janeiro. Nesse período, a concessionária atendeu 2.783 ocorrências, sendo 75% relacionadas a problemas mecânicos. Dos 2.101 atendimentos desse tipo, 1.475 foram panes (1.433 mecânicas), além de pneu furado e superaquecimento do motor, que representaram 18% e 6% desses atendimentos, respectivamente.
Para o Coordenador de Interação da CCR ViaSul, Cristiano Kowalski, os cuidados com o veículo também são importantes para uma viagem mais segura e tranquila. “Infelizmente ainda atendemos uma quantidade elevada de panes, problemas no pneu, motor aquecido e até falta de combustível. O usuário precisa ter consciência de que o cuidado com o veículo também é fator fundamental na viagem e não deve ser deixado de lado antes de pegar a estrada. São situações que podem ser evitadas com uma revisão básica das condições gerais do automóvel”, comenta. Nesse sentido, ele também destaca o trabalho das equipes no atendimento a essas ocorrências. “Em dias de muito movimento, simples paradas na rodovia podem ocasionar grandes congestionamentos. Por isso, nossas equipes se preparam, cada vez mais, para que a prestação do serviço seja feita com agilidade, minimizando o mais rápido possível o impacto no tráfego”, conclui.
Durante os feriados foram registrados 94 acidentes na Freeway, sendo 60 sem vítimas, 33 que resultaram em feridos e um óbito. As equipes de resgate da concessionária realizaram, ainda, 90 atendimentos médicos durante o período.
No trecho gaúcho da BR 101, que também recebeu movimentação acentuada em direção às praias catarinenses, principalmente, foram realizados 577 atendimentos. Desses, 360 mecânicos, 22 acidentes, 21 clínicos. Já na BR 386 e BR 448 foram feitos 1.587 atendimentos nesse período.
Além disso, o Centro de Controle Operacional da CCR ViaSul atendeu 7,1 mil ligações por meio do canal de atendimento 0800 000 0290.
Os maiores movimentos na Freeway foram registrados entre a quinta e o sábado que antecederam o Reveillon, quando 190 mil veículos passaram pelo pedágio de Santo Antônio em direção às praias, e no retorno na quarta (1°) e quinta (2), com movimentação de 107,6 mil veículos na praça de Gravataí.
Para contribuir com a fluidez na rodovia nesses dias de fluxo elevado, foi novamente feita a liberação do acostamento como faixa adicional de tráfego. No total, foram 18 horas e 30 minutos de operação, sendo que o recurso foi utilizado por 9 horas na ida às praias e por 9 horas e 30 minutos no retorno dos feriados. A fim de agilizar a passagem pelas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, aproximadamente 108 mil cupons foram vendidos antecipadamente nas operações de papa fila.
Clic Paverama | Clic do Vale