Paverama está entre as cidades do Vale do Taquari que terão sinal analógico de TV desligado no dia 31
Ao todo 12 municípios do Vale estão nessa lista determinada pelo governo.
23/01/2018
Por Clic Paverama
Em Variedades
Algumas cidades do Vale do Taquari terão o seu sinal analógico desligado no dia 31 de janeiro de 2018, entre eles Paverama. Ao todo 12 municípios estão nessa lista determinada pelo governo: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Paverama, Tabaí, Taquari, Teutônia e Westfália.
De acordo com a diretora de operação local da “Seja Digital”, Márcia Cavalcanti, a televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Ela explica que até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.
De acordo com a nova mudança, quando o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela da TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital. “Nosso papel como instituição é comunicar a população para que no dia 31 de janeiro, quando o sinal for desligado, as pessoas estejam preparadas”, destaca.
Se você não tem TV digital ainda, saiba como ter: caso seu televisor seja aqueles de tubo, ou comprado antes de 2012 ele não possui conversor, então será necessário comprar um conversor e uma antena UHF externa. Se sua televisão é fina e foi comprada após 2012, basta a antena UHF externa para ter o sinal digital na sua casa. Se você utiliza o serviço de alguma operadora de televisão por assinatura não será necessário fazer nenhuma alteração. O sinal da RBS TV seguirá disponível nas operadoras de TV paga após o desligamento do sinal analógico.
Márcia destaca ainda que o kit gratuito é um pacote de equipamentos distribuídos gratuitamente pela Seja Digital para que famílias de baixa renda possam preparar suas residências para receber o sinal digital de TV. O kit gratuito é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital. Para saber se você tem direito a um kit gratuito, basta dirigir-se ao Centro de Referência de Assitência Social (Cras) da sua cidade ou conferir no site do programa.
Entenda por que o desligamento do sinal analógico vai ocorrer:
O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.
Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.
O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações. Por isso, o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018. KO/AI/SejaDigital
Grupo Independente
Mais lidas da semana