Pela primeira vez alistamento Militar pode ser feito pela internet

Os jovens que completam 18 anos em 2017 já podem fazer alistamento militar pela internet. O processo é obrigatório e deve ser realizado até o dia 30 de junho. Outros 19 estados também implantaram o serviço

Por Clic Paverama
Em Notícias Gerais

A partir deste ano, o alistamento militar no Rio Grande do Sul e em outros 19 estados pode ser feito pela internet. O procedimento, para jovens que completam 18 anos em 2017 – nascidos em 1999 –  pode ser realizado online até o dia 30 de junho. O processo de alistamento é obrigatório.

Opiniões:

Para os jovens, o alistamento online facilita o acesso. “A gente vive em um mundo tão conectado, todo mundo numa correria tão grande, que poder se alistar através do celular é um grande diferencial”, diz o estudante Rafael da Costa Lopes, que completa 18 anos em fevereiro. Os planos de futuro, entretanto, não incluem o serviço militar. O rapaz quer terminar o ensino médio, e estudar Educação Fisica. 

Adriano Machado Júnior, que também faz 18 anos em 2017, diz que não sabe muito sobre o processo de alistamento militar. “Não sei muita coisa sobre isso, só que é obrigatório. Mas ter a opção de fazer o processo online evita de a gente ir lá (na junta militar), agendar, e por vezes deixar o trabalho.”, conta.

Serviço:

O endereço para realização do alistamento é: www.alistamento.eb.mil.br

O processo deve ser realizado obrigatoriamente até o dia 30 de junho por todos os homens que completam 18 anos em 2017.

Após o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, pelo site, saber se prossegue na seleção.

Para realizar o alistamento online é necessário dados dos seguintes documentos: Certidão de nascimento; ou de casamento; ou nacionalização; ou identidade; e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Há necessidade de possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular.

Caso não possua número de celular ou e-mail, o jovem deverá se dirigir  a Junta de Serviço Militar de Paverama, situada na Rua Célio Klein 43, junto ao CRAS e realizar seu alistamento de forma presencial.

Se for dispensado, deve retornar mais uma vez à Junta de Serviço Militar para participar de uma cerimônia de juramento de compromisso à Bandeira Nacional e receber seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretária da 174ª JSM Adriana Moura nos telefones (51) 3761 1155 ou (51) 998525876.

 

Clic Paverama