Previsão do tempo: 19 cidades tiveram temperaturas negativas na madrugada do domingo no RS
Tempo será firme no domingo e frio perde força a partir da terça-feira, dia 9.
07/07/2019
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
O domingo, dia 7, amanheceu gelado no Rio Grande do Sul, com os termômetros variando entre -4ºC e 6ºC. Paverama teve a madrugada com temperatura mais baixa do ano, 0º C com sensação térmica de -1,5ºC. Pelo menos 19 cidades gaúchas tiveram temperaturas negativas na madrugada. Não houve registro de neve.
Conforme a Somar Meteorologia, como a nebulosidade se afastou, não há condições de neve para os próximos dias. A previsão é de que ao longo da semana, a partir da terça-feira (9), o frio perde força.
Na madrugada deste domingo, Vacaria e São José dos Ausentes tiveram as menores temperaturas, com -4ºC e - 3,9ºC. O tempo firme vai predominar ao longo do dia devido à presença de uma alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens de chuva. Durante a tarde, a presença do sol já faz a máxima subir um pouco em relação ao dia anterior, mas ainda com muito frio em todas as áreas. O mar já fica bem menos agitado, em relação aos dias anteriores. A máxima na Capital será de 15ºC.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, já são seis dias seguidos em que as temperaturas não ultrapassam os 17°C. No sábado (6) a máxima foi de apenas 11,6°C em Porto Alegre e, na sexta, 10,9ºC, a menor temperatura máxima de 2019, com termômetros registrando 10,9°C.
A neve apareceu em oito cidades entre a sexta-feira (5) e o sábado (6): Cambará do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Riozinho, Pelotas, Canela, São José dos Ausentes e Pinheiro Machado. Em Santa Catarina, houve registros em Bom Jardim da Serra e São Joaquim.
Pinheiro Machado teve sincelo no sábado, que é um fenômeno meteorológico que geralmente ocorre quando a temperatura do ar da região está entre -2°C e -8°C e há um forte nevoeiro presente. As gotas de água presentes no nevoeiro que estão sobre superfícies, como sobre as plantas por exemplo, começam a congelar quando entram em contato com temperaturas tão baixas.
Ainda no sábado (6), 186 cidades tiveram as menores temperaturas máximas do ano. Entre as que ficaram com menos de 11ºC, estão Canela, 5,7°C, São Jose dos Ausentes, 5,7°C, Cambará do Sul, 6°C e Vacaria, 6,4°C.
Na segunda-feira (8), a massa de ar polar ainda atua sobre o Rio Grande do Sul e, com isso, há previsão mais uma vez de baixas temperaturas e de formação de geada em parte do Estado. Porém, à tarde, o sol consegue fazer as temperaturas máximas se elevarem mais em relação aos dias anteriores. Na terça-feira (9), o frio perde ainda mais força e a chance de geada se concentra mais na serra e na região da Campanha. As temperaturas seguem em elevação, principalmente à tarde.
Confira as temperaturas mínimas registradas na madrugada de domingo:
- Porto Alegre: 3,4°C, com sensação de -0,4°C
- Alegrete: -1,8°C, mesma sensação
- Bento Gonçalves: 0,0°C, com sensação de -3,2°C
- Cambará do Sul: -3,1°C, com sensação de -8,3°C
- Cruz Alta: -1,0°C, com sensação de -5,5°C
- Dom Pedrito: -2,6°C, com sensação de -6,0°C
- Frederico Westphalen: -0,5°C, mesma sensação
- Lagoa Vermelha: -2,0°C, com sensação de -5,8°C
- Passo Fundo: -2,3°C, com sensação de -7,3°C
- Quaraí: -3,6°C, mesma sensação
- Santa Maria: -0,6°C, mesma sensação
- Santa Rosa: -1,6°C, com sensação de -7,3°C
- Santo Augusto: -0,1°C, com sensação de -6,4°C
- São Borja: -0,1°C, mesma sensação
- São Gabriel: -1,4°C, com sensação de -5,1°C
- São José dos Ausentes: -3,9°C, mesma sensação
- São Vicente do Sul: -0,2°C, mesma sensação
- Serafina Corrêa: -3,8°C, mesma sensação
- Soledade: -1,2°C, com sensação de -6,4°C
- Teutônia: -0,1°C, com sensação de -4,0°C
- Vacaria: -4,0°C, mesma sensação
Gaucha ZH
Mais lidas da semana