Previsão do tempo no RS: primeiro dia de 2019 deve ser de muito calor
Em Paverama, a previsão é de tempo aberto com poucas nuvens, e temperatura terá mínima de 24°C e máxima de 37°C. Existe a possibilidade mínima de pancadas de chuva no final da tarde no município.
01/01/2019
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Nas primeiras horas do ano, haverá tempo firme em todo o Estado. Porém, à tarde, devem ocorrer pancadas de chuva localizadas, com condições para trovoadas, na metade oeste do RS. A Somar ressalta que apesar do tempo instável em algumas localidades, as temperaturas serão altas no primeiro dia de 2019 – caso de Santa Rosa, que terá pancadas de chuva e trovoadas com mínima de 22°C e máxima de 36°C, e Santa Maria, com chuvas isoladas e temperaturas entre 22°C e 35°C.
Em Paverama, a previsão é de tempo aberto com poucas nuvens, e temperatura terá mínima de 24°C e máxima de 37°C. Existe a possibilidade mínima de pancadas de chuva no final da tarde no município. No Estado, a temperatura mais alta a ser registrada deve ser de 36°C, enquanto a mínima deve ser de 16°C, em São José dos Ausentes.
No Litoral Norte, o clima deve atrair os veranistas à praia: a previsão da Somar é de tempo aberto e calor na maior parte dos municípios litorâneos. Em Capão da Canoa, as temperaturas ficarão entre 24°C e 33°C; enquanto Torres, entre 21°C e 32°C.
Calor e chuva:
Já na quarta-feira (2), o clima segue esquentando, mas não tanto quanto estava se estava prevendo: Porto Alegre deve registrar até 37°C. A máxima no Estado será de 38°C em municípios como Canoas e São Gabriel. A mínima deve ser de 16°C em São José dos Ausentes, pela manhã.
A região sul do Estado e parte da Campanha terão risco de temporal na quarta, com chuvas pontuais fortes e acompanhadas por trovoadas entre a tarde e noite. A Somar indica que pode chover nas demais áreas do Estado, mas de forma bastante isolada. Por outro lado, o tempo firme irá predominar no extremo norte gaúcho.
Segundo a Somar, a previsão para os próximos dias é de que as chuvas continuem em forma de pancada na maior parte do RS, com maiores volumes previstos no centro-oeste gaúcho, especialmente entre o meio da quinta-feira (3) e o final da sexta (4) por conta da uma nova frente fria. Mesmo assim, não se descartam os riscos para transtornos, como alagamentos, queda de granizo e rajadas de vento, em todo o Estado. A chuva também deve ser forte na Região Metropolitana. Com o aumento da instabilidade, o calorão finalmente deve perder um pouco de intensidade a partir da sexta-feira (4) no RS.
Gaúcha ZH