Previsão do tempo: veja como deve ser junho no RS

Estado ainda sofre com os efeitos do El Niño, favorecendo o grande número de precipitações.

31/05/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Junho começa neste sábado, dia 1º, sem grandes novidades no comportamento do clima em relação ao mês de maio. Conforme a Somar Meteorologia, os dias chuvosos deverão continuar graças à influência do El Niño, que se mantém no Oceano Pacífico. O inverno inicia oficialmente em 21 de junho, às 12h54min.

— O fenômeno provoca aquecimento anormal das águas do Pacífico próximo à linha do Equador. Seus efeitos são diferentes em todo o globo, mas, principalmente, na região sul do Brasil, onde o quadro desloca circulações de ar na atmosfera, facilitando as chuvas e o aumento da temperatura — explica o meteorologista Jonas Ribeiro.

Apesar de muita água, o frio ainda não deve dar as caras. A temperatura deve permanecer acima da média na maior parte do Estado, com oscilações ao longo da costa.

— A tendência é de que permaneça de 1°C a 1,5°C acima da média. No entanto, não estão descartados dias mais frios em regiões como Serra e Campanha, principalmente, na segunda quinzena do mês. Projeções mostram algo em torno de 3ºC a 5 °C _ reforça Ribeiro.

— O fenômeno provoca o aquecimento anormal das águas do pacífico próximas a linha do Equador. Seus efeitos são diferentes em todo o globo, mas, principalmente na Região Sul do Brasil, o quadro desloca circulações de ar na atmosfera facilitando as chuvas e o aumento da temperatura — explica o meteorologista Jonas Ribeiro.

O troféu de campeã nacional no quesito chuva do mês de maio ficou com Frederico Westphalen, no Norte. Conforme dados da Somar, a média de precipitações para o Estado era de 160 milímetros. Na cidade, ao todo, foram 338 milímetros.

Gaucha ZH