Prova de vida: INSS divulga novo calendário para retomada do procedimento

A prova de vida digital vai poder ser feita através do aplicativo "Meu gov.br"; saiba mais.

26/02/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Foi publicada nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, no Diário Oficial da União a portaria que suspende a obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas até o mês de abril. Além disso, também foi anexado o calendário com a retomada do procedimento. 

A suspensão da obrigatoriedade já havia sido anunciada no dia 23 de fevereiro, pelo presidente da organização, Leonardo Rolim. Você pode conferir aqui, o que Leonardo e secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia falaram no início da semana. 

Confira o cronograma de bloqueio para quem não fizer a prova de vida:

Tabela Ministério da economia

Reprodução do site do Ministério da Economia

Para que serve a prova de vida?

A prova de vida precisa ser realizada para que aposentados e pensionistas não tenham os benefícios pagos pelo INSS bloqueados. Este é um procedimento que deve ser realizado todos os anos.

Devido a pandemia de Covid-19, desde março do ano passado, os bloqueios foram suspensos. Isso porque o coronavírus não permitiu que os procedimentos da prova de vida fossem realizados. 

O governo tem investido em um projeto piloto para que o procedimento possa ser feito de forma remota, pelo celular. O novo serviço digital foi lançado na terça (23) e deve atender mais de 5,3 milhões de aposentados e pensionistas. A prova de vida digital vai poder ser feita através do aplicativo "Meu gov.br".