RS pode ter temporal, granizo e vento de mais de 80 km/h

O sol aparece no Vale. Mas uma frente fria se desloca sobre o território gaúcho ao longo do dia, e alcança a Região no período da noite. Assim, podem ocorrer pancadas de chuva. Não se descarta a possibilidade de pancadas fortes em alguns momentos e temporais isolados. As temperaturas permanecem elevadas e conferem uma tarde de calor e abafamento.

13/11/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Depois de mais de uma semana de tempo firme, a terça-feira (13) tem previsão de temporais no Rio Grande do Sul. A madrugada foi marcada por chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas em parte da Argentina, do Uruguai e na Fronteira Oeste, devido à formação de uma nova frente fria. Nas demais regiões do Estado, o tempo permaneceu estável, com variação de nuvens.

Os maiores acumulados são esperados na Fronteira Oeste e na Campanha. O vento pode superar a velocidade de 80 km/h e há possibilidade de queda de granizo. A chuva se espalha para a maior parte do Rio Grande do Sul até o final do dia, com condições para grandes volumes. A exceção é o Norte, onde o tempo firme ainda predomina.

Somar Meteorologia / Divulgação

Imagem de satélite mostra o avanço de uma frente fria vinda da Argentina e do UruguaiSomar Meteorologia / Divulgação

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 27 cidades gaúchas tiveram calorão de mais de 30ºC na segunda-feira (12). A temperatura mais alta foi registrada em São Borja, 35,5ºC. Foi a máxima desde 18 de março, quando fez 36,8ºC. Nesta terça, o calor deve permanecer apesar da chuva, com previsão de 35ºC para Paverama.

A frente fria avança em direção a Santa Catarina na quarta-feira (14), levando maior risco de temporais à metade norte gaúcha. Da Região Central à Região Noroeste, há previsão de chuva forte, rajadas de vento de 70 km/h, descargas elétricas e chance de granizo. Na Capital, o dia deve ser chuvoso e pode haver alagamentos. No Sul, a instabilidade perde força ao longo da quarta-feira. A temperatura deve ser mais baixa do que nos últimos dias por conta da chuva.

Com informações de Inmet/Gaúcha ZH/ NIH Univates/ Redação