Sartori lidera disputa pelo Piratini, segundo pesquisa Index

O atual governador até o momento não anunciou oficialmente que irá concorrer à reeleição.

30/07/2018

Por Clic Paverama
Em Política

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Index aponta o governador José Ivo Sartori, do MDB, como líder nas intenções de voto para o Piratini. O atual governador, que até o momento não anunciou oficialmente que irá concorrer à reeleição, conta com 24,1%. Em segundo lugar empate técnico triplo entre Miguel Rossetto, do PT, com 11,3%, Jairo Jorge, do PDT, com 10,4%, e Eduardo Leite, do PSDB, que tem 6,4% das intenções. Na sequência aparecem Roberto Robaina, do PSOL, com 2,9%, e Abgail Pereira, do PCdoB, com 2,5%. O pré-candidato pelo Partido Progressista, Luis Carlos Heinze, tem 1,6%, já Mateus Bandeira, do NOVO, apresenta 0,3%.

Nessa pesquisa de modelo induzido, em que são apresentados os nomes para escolha dos eleitores, 30,7% dos participantes informaram que ainda não saberiam quem escolher, 8,3% disseram que vão anular ou votar em branco e 1,6% preferiram não responder.

Num cenário diferente, de pesquisa espontânea, em que o participante pode responder qualquer nome para o cargo de governador, sem que sejam oferecidas opções, Sartori também lidera com 15% das intenções, acompanhado por Rossetto 3,9%, Jairo Jorge 3,4%, Eduardo Leite 0,9%, Robaina 0,3% e Heinze 0,1%. Em 76,3% das entrevistas não houve resposta.

Primeiro colocado entre as pré-candidaturas, José Ivo Sartori também é líder em rejeição com 28%. Na sequência, aparecem o petista Miguel Rossetto com 9,2%, a comunista Abgail Pereira com reprovação de 8,7%, o tucano Eduardo Leite com 7% e o pedetista Jairo Jorge tem rejeição de 4,6%. Os nomes menos refutados são Mateus Bandeira, do NOVO, e Roberto Robaina, do PSOL, ambos com 3,4%, e Luiz Carlos Heinze, do PP, com 3,3%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Index a pedido da Revista Voto ocorreu entre os dias 16 e 21 de julho. Foram 1.217 entrevistas realizadas em 30 municípios. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-00264/2018.

Fonte: Thaigor Janke/Band-RS