Secretaria da Saúde de Paverama disponibiliza vacina contra a febre amarela

A vacina está sendo disponibilizada às quintas-feiras, no Posto de Saúde do Centro, das das 8h30 às 11h30 e das 13h às 14h30.

30/01/2018

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

Atenta ao surto de Febre Amarela que está atingindo algumas regiões do País, a Secretaria Municipal da Saúde de Paverama está realizando um trabalho de prevenção oferecendo doses da vacina para a população.

No entanto a aplicação das doses está sendo realizada de acordo com o seguinte cronograma: Às quintas-feiras, no Posto de Saúde do Centro, das das 8h30 às 11h30 e das 13h às 14h30.

Segundo a Coordenadora Administrativa da SMS, Michele Vargas, a grande maioria da população de Paverama já está imunizada.  “Foram feitos mutirões de vacina no Bairro Centro alguns anos atrás. Sendo que no ano passado a equipe de enfermagem realizou busca ativa imunizando todos os munícipes do interior” disse.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença grave, causada por um vírus transmitido por meio da picada de mosquito, e que acarreta altas chances de morte. Pode ser controlada por vacina que garante a eficácia em 95%.

No Rio Grande do Sul, o vírus é transmitido por uma espécie nativa de mosquito do gênero Haemagogus, característico de áreas silvestres. Entretanto, não há registros recentes no Estado de casos de febre amarela em primatas e humanos.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). O tratamento é sintomático com internação hospitalar.

AI Paverama