Sul do Brasil sai do frio extremo para o calor de quase 30ºC
Temperatura deve subir acentuadamente nos próximos dias e alguns municípios podem ter até 30°C de máxima dias após o Sul do Brasil ter registrado 10°C abaixo de zero.
04/08/2021
Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades
O Rio Grande do Sul terá mais uma variação brusca na temperatura nos próximos dias. Após registro de temperaturas negativas por nove dias consecutivos, todo o território gaúcho deve ter as temperaturas atingindo 30ºC até o meio da próxima semana.
Porto Alegre deve completar dez dias seguidos sem que a temperatura tenha alcançado a marca de 20ºC. A última vez em que os termômetros indicaram marca nos termômetro na casa dos 20ºC foi entre 11h e 12h da segunda-feira da semana passada, dia 26, quando a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico registrou 21,1ºC.
A partir da tarde daquele dia, a temperatura entrou em queda com a chegada da massa de ar frio e não voltou a alcançar os 20ºC desde então.
Por que a referência de 20ºC de temperatura? É uma marca que indica relativo conforto térmico e ainda o valor que está próximo das médias máximas históricas dos meses tanto de julho como de agosto.
De acordo com as normais climatológicas 1961-1990 de Porto Alegre, a média máxima de julho na capital gaúcha é de 19,6ºC e a de agosto de 20,3ºC. Ou seja, são dez dias seguidos praticamente em que a máxima na cidade sequer chega ao seu valor médio máximo histórico para o período.
Este cenário, entretanto, está prestes a mudar. Ar mais quente começará a ingressar no Rio Grande do Sul agora nesta segunda metade da semana a partir do Norte da Argentina e Paraguai, o que vai favorecer uma significativa elevação das temperaturas máximas que passarão de abaixo da média histórica desta época do ano para acima a muito acima.
Aquecimento maior é esperado durante o fim de semana com máximas previstas para a capital gaúcha de 26ºC no sábado e 27ºC no domingo. O começo da próxima semana vai seguir com tardes mais quentes do que a média.
Calor no interior do RS:
Passado o frio muito intenso a extremo do final de julho e do começo deste agosto, o Rio Grande do Sul pode ter máximas de até 30ºC ou mais em algumas cidades do interior nos próximos dias. A tendência é que as maiores marcas sejam registradas no Noroeste, no Oeste e na região dos vales.
Em Uruguaiana, por exemplo, as máximas à tarde podem alcançar os 24ºC hoje, 26ºC amanhã, 28ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. No Noroeste, a cidade de Santa Rosa poderá ter 24ºC ou 25ºC hoje e amanhã, 27ºC a 28ºC na sexta, 29ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. Nos vales, máximas de 27ºC a 29ºC são possíveis durante o fim de semana.
Nas partes mais altas do Estado, no município de Vacaria, que teve 7,2ºC abaixo de zero na última sexta-feira (30), a temperatura pode chegar aos 23ºC no fim de semana.
Na área de Gramado e Canela, onde os turistas entraram em êxtase com a neve da noite do dia 28 de julho, os termômetros podem indicar até 25ºC ou 26ºC no fim de semana.
Confira a previsão da meteorologista Estael Sias, da MetSul:
Fonte: MetSul Meteorologia