Temperatura deve chegar aos 42°C nos próximos dias
A expectativa é de que o dia mais quente no Rio Grande do Sul seja a quarta-feira, dia 2. Queimaduras e desidratação podem aparecer nesse período, por isso é preciso se proteger.
29/12/2018
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Prepare-se. O ano de 2018 terminará com temperaturas elevadas e 2019 começará com máximas batendo a casa dos 40°C em Porto Alegre. A onda de calor, que já atinge o Rio Grande do Sul, ganhará ainda mais potência na primeira semana do novo ano e a expectativa é de que na quarta-feira (2) os termômetros atinjam os 42°C na Região Metropolitana. Os veranistas do Litoral Norte e do Sul podem ficar mais tranquilos, porque a temperatura não será tão elevada: ficará em torno dos 35°C, mas o tempo será, igualmente, firme e ensolarado. Ou seja, o combo perfeito para aproveitar bem a praia.
Segundo a meteorologista da Somar Patrícia Vieira, o calor escaldante deve-se a ação de um sistema chamado Alta da Bolívia.
— Esse sistema é resultado da associação entre uma área de instabilidade e uma massa tropical. Geralmente, a Alta da Bolívia atua na Amazônia e Centro-Oeste, mas, quando o Oceano Pacífico está aquecido, o sistema é deslocado. Hoje, ele está localizado no norte da Argentina, por isso, o Rio Grande do Sul está recebendo esse calor e umidade tão fortes, diz Patrícia.
O calorão não ficará restrito à Capital e Grande Porto Alegre. As mesmas condições serão sentidas, também, nos vales do Taquari, do Rio Pardo e do Sinos, no Noroeste, região Central e Fronteira Oeste. Até mesmo a Serra registrará temperaturas elevadas, em torno de 32°C, diz a meteorologista da Somar.
— Até quarta-feira, o calor vai predominar em praticamente todo o Estado. A situação vai ser um pouco mais agradável na região das Hortênsias e Litoral Sul, mas igualmente quente para os padrões. Espera-se, inclusive, que as temperaturas subam durante a madrugada. Vai ser difícil de dormir em muitas cidades.
Gaúcha ZH