Uso estético e terapêutico do Botox pelo Dentista

Tire suas dúvidas e saiba mais sobre o Botox. O Consultório de Odontologia e Estética Facial Dra. Jóice Tondelo oferece este e vários outros serviços para você. Confira na matéria como funciona o procedimento.

22/01/2018

Por Clic Paverama
Em Informe Comercial

Com certeza alguns de vocês devem estar se perguntando, o que é Botox? Mas acredito que muitos já saibam, ou pelo menos têm uma noção razoável do que é Botox.

Botox® (Allergan) é um dos nomes comerciais dado à toxina botulínica tipo A, que é o mais potente dos 7 sorotipos da neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.  

Para uso com finalidade estética e terapêutica, uma variedade purificada, estéril, liofilizada e congelada a vácuo, da toxina botulínica tipo A, é utilizada.

Por ser o sorotipo mais potente, o tipo A é o que proporciona maior duração dos efeitos terapêuticos.

O objetivo deste artigo é esclarecer, de forma sucinta e objetiva, possíveis dúvidas que possam haver sobre o uso da toxina botulínica com fins terapêuticos, funcionais e/ou estéticos, na odontologia, que tem como área de atuação a região da face.

A aplicação da toxina para tratamento da dor, para o tratamento do sorriso gengival, das assimetrias faciais, assim como das marcas de expressão (rugas) entre outros, também são de competência do cirurgião-dentista.

Para saber mais sobre a toxina botulínica, como ela age, quando é indicada, quanto tempo dura, mitos associados a ela, e outras informações, continue lendo!

# APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA COM FINALIDADE ESTÉTICA NÃO É MAIS ATO MÉDICO EXCLUSIVO! 

O uso da toxina botulínica na Odontologia data de 2011. Naquela época era permitido ao dentista sua aplicação somente para fins terapêuticos, como no tratamento do bruxismo, da dor de cabeça crônica, da nevralgia do trigêmeo e de blefaroespasmo (conhecido como "tique-nervoso").

No entanto, em 2016 , o Conselho Federal de Odontologia aprovou, por unanimidade, a resolução 176/2016, a qual permite que cirurgiões-dentistas apliquem a toxina botulínica não só com finalidade terapêutica, mas também funcional e/ou estética (anti-idade).

Uma vez que o cuidado, a correção e a renovação da aparência fazem parte do dia-a-dia do odontólogo, nada mais justo que ajustar sua área de atuação, visto que tem formação com amplo domínio da anatomia da face.

Como consequência disto, além de tratar o sorriso dos pacientes, o dentista também pode tratar muitos detalhes para a harmonização da face.

A título de conhecimento, gostaria de introduzir aqui somente mais alguns termos de interesse relacionados à toxina botulínica.

Outros tratamentos faciais antiaging (anti-idade) que foram outorgados ao dentista foram o preenchimento facial, o microagulhamento facial, a aplicação de skinboosters, e o lifting facial por fios ou fios de dermo-sustentação.

Cada um dos 3 tratamentos estéticos acima citados têm indicações específicas e são complementares entre si. Associados aos tratamentos dentários estéticos, eles ajudam a construir o conceito de Harmonização Facial.

# COMO AGE A TOXINA BOTULÍNICA?

Para quem conhece o efeito da aplicação da toxina botulínica, a impressão que fica é que o resultado é devido a alguma mágica. 

Como sabemos que mágica não existe (que pena né?), o resultado é devido a algum mecanismo de ação. Por isso, tenho certeza que vocês vão gostar de saber como é a ação desta neurotoxina "mágica".

Quando injetada no músculo, a toxina atua bloqueando a acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela transmissão de estímulos nervosos dos neurônios para os músculos, impedindo total ou parcialmente a contração do músculo que está causando a ruga ou que está em hiperfunção.

Uma vez paralisado o músculo relaxa, atenua rugas e diminui dores.

"Esse bloqueio é temporariamente irreversível, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo", explica o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. 

# APLICAÇÕES NA ODONTOLOGIA: TERAPÊUTICA E ESTÉTICA 

É simplesmente incrível a pluralidade de propósitos a que uma única substância se destina. Fazendo uma comparação "grosseira", é mais ou menos como se a Aspirina pudesse ser usada no tratamento da unha encravada, da dor de cotovelo e na perda de cabelo.

Tendo em vista que o mecanismo de ação da toxina botulínica é produzir relaxamento muscular, podemos utilizá-la para tratamento de qualquer disfunção que intensifique a ação muscular ou que seja causada pela contração excessiva da musculatura.

Portanto, são diversas as possibilidades de uso na Odontologia, tais como em:

  • Apertamento dentário

  • Bruxismo (ranger ou apertar os dentes durante o sono profundo - REM)

  • Assimetrias do sorriso 

  • Suavizar o sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva ao sorrir)

  • Enxaquecas crônicas

  • Dor de cabeça tensional (causada por tensão muscular)

  • Hipertrofia do músculo masseter 

  • Disfunções temporomandibulares (DTM)

  • Hipersalivação (excesso de produção de saliva)

  • Assimetrias faciais

  • Linhas de expressão faciais

  • Paralisia hemi-facial

  • Rugas dinâmicas

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. Ela ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

# POLÊMICA ENTRE MÉDICOS E DENTISTAS

Inicialmente, quando da aprovação da resolução que permitia o dentista aplicar a toxina botulínica, houve desaprovação por parte de alguns segmentos da medicina, principalmente por parte da dermatologia.

Estes profissionais afirmavam que algumas áreas do rosto não são de responsabilidade dos dentistas, ainda mais no que diz respeito à estética.

Após ampla discussão, saiu a nova regulamentação do CFO (Conselho Federal de Odontologia) acerca do uso da toxina botulínica.

Tal resolução reconhece a prerrogativa do cirurgião-dentista e resguarda nosso direito quanto ao uso da toxina botulínica aplicada à nossa área de atuação (estética e terapeuticamente), assim como o uso de preenchedores faciais (ácido hialurônico) e de fios de sustentação facial (lifting facial por fios). 

Desta forma, o cirurgião-dentista assume papel importante na área de estética e harmonização orofacial, ainda mais por ter formação dominante em anatomia da face.

Com essa postura, e interesses a parte, quem ganha é o paciente!

# QUANTO TEMPO DURA O EFEITO DA TOXINA BOTULÍNICA?

O efeito da aplicação da toxina botulínica começa a ser notado no prazo de 2 a 5 dias a partir do momento da aplicação.

Os resultados tornam-se mais pronunciados em até duas semanas, de onde os resultados permanecerão estáveis por um período médio de 3 a 9 meses. Após este período os efeitos desaparecem gradativamente.

A durabilidade pode variar de pessoa a pessoa e também conforme finalidade desejada. Tem durabilidade maior para os casos terapêuticos e menor para os casos estéticos.

Independentemente disto, como regra, a primeira aplicação tem uma duração menor quando comparada às aplicações seguintes.

No entanto é preciso ressaltar que o uso constante faz com que o efeito de cada aplicação torne-se mais duradouro.

# MITOS SOBRE O USO DE TOXINA BOTULÍNICA

Existe uma série de mitos sobre o uso da toxina botulínica, dos quais a maioria deles são falsos. Como por exemplo:

  • Não é verdade que a toxina botulínica possa provocar a paralisia muscular definitiva, pois ela tem efeito temporário 

  • Também não é verdade que possa substituir uma cirurgia plástica. A toxina botulínica apenas trata as rugas de expressão, ela não elimina a flacidez 

  • A toxina botulínica também não tem efeito imediato, ela pode levar até quatro dias para agir 

  • Se não for reaplicada a toxina botulínica, a pele não vai piorar. Ela somente voltará ao estado que era antes

  • Uma verdade sobre a toxina botulínica é que ela pode sim deixar o rosto sem expressão. Será um efeito temporário mas pode acontecer quando não for bem aplicado.

# INTERVALO ENTRE AS APLICAÇÕES

Como dito anteriormente, o efeito das aplicações de toxina botulínica é temporário. Para manutenção do resultado obtido temos a opção da reaplicação nos locais desejados.  

Contudo devemos observar algumas orientações neste sentido.

Por se tratar de medicamento de origem biológica, deve ser obedecido um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, levando em consideração a mesma região tratada.

Caso esse prazo não seja respeitado, uma possível consequência é a de se desenvolver uma resistência ao produto (efeito vacina) e a toxina botulínica perder seu efeito.

Para possíveis retoques, ou ajustes, o prazo seguro é de, no máximo, 15 dias após a aplicação.

Então, considerando a mesma área tratada, deve ser evitado o retoque ou nova aplicação após o 15º dia. Devendo estender este prazo até completar 90 dias da aplicação, para evitar resistência.

Para manter um bom resultado o tempo, entre uma aplicação e outra, geralmente varia de 4-6 meses, podendo, em alguns casos, aguardar até 1 ano para a reaplicação.

# EXISTE UMA IDADE MÍNIMA PARA COMEÇAR?

Esta é uma pergunta frequentemente associada a preconceitos e julgamentos por parte das pessoas. 

Existe a tendência de indivíduos com mais de 40 anos entenderem que o uso de toxina botulínica por pacientes de 30 anos é um exagero.  Já, pessoas de 30 enxergam o uso da toxina, em pacientes de 25, como desnecessário.

Na verdade, a melhor idade para iniciar o uso de toxina botulínica com finalidade estéticaé aquela quando você olha no espelho e começa a não gostar do número de linhas e rugas que você vê. Essa é uma boa hora!

Se a necessidade da aplicação for com finalidade terapêutica, a melhor idade para começar é quando for realizado o diagnóstico do seu problema e ele for passível de tratamento com toxina botulínica. Isto considerando o paciente já em idade adulta (acima de 18 anos).

O Clic Paverama indica:

Em Paverama o Consultório de Odontologia e Estética Facial Dra. Jóice Tondélo oferece este serviço para você!

Atendimento de quarta a sexta-feira pela manhã e tarde, na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, em frente ao Posto de Saúde.

Contatos para agendamento através dos fones: (51) 3761-1414 e (51) 9 9642-3164.

Saiba mais:

Consultório Odontologico de Jóice Tondélo agora trabalha com estética facial

https://www.epodontoestetica.com