Vacinação contra Pólio e Sarampo: Paverama já vacinou 50% do público alvo

Somente no sábado foram imunizadas 83 crianças, 52 no Posto de Saúde do Centro e 31 no Posto do Bairro Fazenda São José. Com estes números o município chega agora a 50,87% da meta prevista.

21/08/2018

Por Clic Paverama, o Clic do Vale!
Em Saúde e Bem-estar

O último sábado, 18, foi Dia D de imunização em todas as unidades de saúde do País. Em Paverama, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha e realizou, durante todo o dia vacinações contra a pólio e sarampo.

Somente no sábado foram imunizadas 83 crianças, 52 no Posto de Saúde do Centro e 31 no Posto do Bairro Fazenda São José. Com estes números o município chega agora a 50,87% da meta prevista.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação ainda pode ser feita até o dia 31 de agosto, quando se encerra a campanha nacional, no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 19h sem fechar ao meio-dia.

Todas as crianças entre 1 e 5 anos precisam ser imunizadas e para isso precisam ir até a Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação em mãos.

A vacinação vai até o dia 31 de agosto:

Segundo o ministério, para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina vão ser imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente se estão com as vacinas em dia. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 continuam em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 em investigação. 

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Até o momento, foram identificadas seis mortes por sarampo: sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e duas no Amazonas (brasileiros). 

AI Paverama