Valor atrasado do Piso Nacional dos professores começou a ser pago neste mês
Piso nacional começou a ser pago em fevereiro, já os valores pendentes, começaram a ser pagos neste mês de forma retroativa.
18/09/2017
Por Clic Paverama
Em Educação e Cultura
As dificuldades enfrentadas pelo setor público, não só a nível Municipal como também a nível Estadual e Federal, desde o ano de 2015, vem acarretando problemas sérios de repasse aos cofres públicos, o que inviabilizou a Administração Municipal a praticar os valores estabelecidos na Lei que estabelece o Piso Nacional do Magistério. A Administração Municipal de Paverama, sempre atuando de forma clara e com total transparência com os servidores, tratou, através de reuniões e negociações com o quadro de professores, de traçar planos e metas para a retomada do cumprimento da Lei, o que vem sendo realizado desde o mês de fevereiro deste ano.
O Prefeito Vanderlei Markus, a Secretária de Educação Rosicler Flach, o contador Elóy Magalhães e a servidora responsável pelo setor de RH da Prefeitura, Beatriz Pacheco, foram os responsáveis por negociar e dialogar a forma de pagamento dos valores anteriores a fevereiro de 2017. Em reunião realizada no início do mês de agosto, a Administração Municipal de Paverama se comprometeu a iniciar o pagamento dos valores apurados relativos ao Piso Nacional dos Professores da Rede Municipal de Ensino, anteriores ao período antes referido, ainda no mês de agosto, o que efetivamente ocorreu.
“A educação é uma das nossas prioridades e sempre buscamos um diálogo transparente e responsável com a categoria. Para garantirmos o índice, medidas adicionais de austeridade serão necessárias. Estamos trabalhando pela valorização da educação do município”, explicou o Prefeito Vanderlei Markus.
Os professores mostraram-se satisfeitos com o rumo da reunião, enfatizando as negociações por parte da Administração com a categoria. “Com relação ao pagamento do retroativo referente ao piso nacional do magistério, o prefeito surpreendeu a todos os professores ao anunciar o pagamento de 70% dos vencimentos na folha de agosto. O que mostra a responsabilidade da administração em honrar o compromisso firmado pelo prefeito e a valorização da Educação. Numa Administração com ética e responsabilidade, todos tendem a ganhar” destacou Elessandro Batista de Lima, diretor da EMEF Gonçalina.
A professora Fernanda Kussler destaca que a atitude tomada pelos administradores faz com que a classe se sente ainda mais motivada. “Sabendo da crise atual que o nosso país se encontra, parabenizo a Administração Municipal pela iniciativa em pagar os atrasados do Piso dos professores. Com essa atitude me sinto mais motivada para realizar o meu trabalho de professora”, destacou.
Uma das maiores preocupações da Administração, desde o início da Gestão Vanderlei Markus, sempre foi com a educação. Constantes melhorias foram e são realizadas em todas as escolas, bem como a construção do complexo escolar do Morro Bonito e Fazenda São José. Ainda, a conclusão da EMEI Proinfância, projeto este iniciado na gestão de Elemar Rui Dickel, atual Vice-Prefeito.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, o total de vagas criadas na Rede Municipal é bastante expressivo. Os dados mostram a preocupação da Administração não só com a abrangência, mas também com a qualidade do ensino oferecido aos Paveramenses. Esse trabalho teve início no ano de 2013, com destaque, através da realização de obras, reformas estruturais, curriculares e pedagógicas nas escolas. Entre Ensino Infantil e Fundamental, foram criadas 177 vagas, entre berçário e Ensino Fundamental completo nas escolas, ou seja, teve um crescimento de mais de 20% nas vagas, o que vem de encontro a demanda existente no município e que possibilita melhores condições de aprendizado dos alunos da Rede Municipal.
O Prefeito Vanderlei Markus destaca ainda a importância de investir nas crianças e adolescentes “A educação é o caminho. O foco é a qualidade do ensino e o que é melhor para as nossas crianças. Por isso, estamos sempre investindo na Educação e nos organizando para darmos esta contribuição ao município de Paverama, conquistando uma educação e um futuro cada vez melhor para nossos alunos”.
AI Paverama
Mais lidas da semana