Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza

O mergulho nos 4Ps para as inovações comerciais

A inovação que esbanja criatividade é a mesma que nos impulsiona para o desenvolvimento. Atualmente, as empresas que desejam crescer e ampliar seu leque de produtos e serviços veem a importância da tecnologia como aliada a suas vendas. Para um cliente é tão rápido realizar compras pela internet, seguro comprar com o cartão de crédito, confortável comprar com o cartão virtual, qual o diferencial que a sua empresa oferece para o consumidor ir até ela e pagar em dinheiro?

As palavras não são suficientes para fazer com que clientes vão até o local físico e realize suas compras para as festividades de final de ano, precisa haver o desenvolvimento dos pontos de marketing: produto, preço, promoção e praça.

A primeira é lógica: qual produto está oferecendo? Já desenhou seu público-alvo? Qual o melhor canal de relacionamento para instigá-lo? São várias perguntas para um passo importante para que o início das vendas aconteça, talvez não seja o começo, mas para ocorrer à explosão que todo comerciante aguarda é.

O preço precisa vir acompanhado de desconto? Não, só se for realmente. Jogar limpo com o consumidor deixa o mercado atrapalhado. Faça sua parte para o seu país ganhar o bom nível de crédito novamente nas agências de risco, seja transparente quanto ao preço e promova seu produto, use promoções relevantes.

A promoção pode ser de acordo com a quantidade, isso atrai grandes clientes, por outro lado, se tentar atrair o público popular em produtos comuns pode ser a grande jogada do seu comércio para o verão. Inovação é isso: mostrar que a empresa antiga consegue se modernizar com layouts, interfaces e App do momento, que tal fechar uma parceria com o fornecedor?

A praça depende da localização, realizar um evento é sempre bem-vindo, mas deve-se analisar a data dessa festa, como a concorrência irá se portar ou outros comerciantes, e entender que um evento em seu estabelecimento ou fora dele, todavia usado como patrocínio, precisa ser sentido pelo cliente como único, imperdível.

Sobre as questões demais varia de acordo com o modelo e plano de negócios.