Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Ser otimista pode melhorar sua saúde? 

Poucos de nós podem escapar dos desafios do dia a dia e isso pode resultar em frustração e numa atitude pessimista. No entanto, estudos recentes indicam que, apesar das dificuldades, vale a pena desenvolver um ponto de vista otimista. Ver as coisas de diversos ângulos pode ser de ajuda.

O otimismo é definido como “disposição para ver as coisas pelo lado bom”. Como uma pessoa otimista vê seus problemas? Ela não encara a derrota como algo permanente. Isso não quer dizer que negue a realidade. Em vez disso, a pessoa otimista aceita e analisa a situação. Daí, de acordo com as circunstâncias, toma a ação necessária para mudar ou melhorar as coisas.

Por outro lado, a pessoa pessimista muitas vezes culpa a si mesma por seus problemas. Ela encara a dificuldade como permanente, achando que é resultado de sua própria estupidez, incompetência ou má aparência. Por causa disso, acha que está fadada ao fracasso.

Será que o otimismo afeta nosso bem-estar e nossa saúde? Sim. Num estudo de 30 anos, com mais de 800 pacientes, feito pela Clínica Mayo (mayoclinic.org), em Rochester, Minnesota, EUA, cientistas constataram que as pessoas otimistas tinham saúde melhor e sua vida durava significativamente mais. Os pesquisadores também observaram que os otimistas lidavam melhor com o estresse e tinham menor probabilidade de ter depressão.

Mas não é nada fácil manter uma atitude otimista num mundo onde os problemas parecem se multiplicar. Não é de admirar que muitos achem difícil ter um ponto de vista positivo.

Embora uma atitude positiva não resolva tudo, pode contribuir para uma vida mais saudável e gratificante. A Bíblia diz: “Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre.” — Provérbios 15:15

Como Deus nos encara?  Deus considera os que querem agradá-lo como preciosos, sim, desejáveis, não importa quais sejam as falhas tenham.

Portanto, aprenda a encarar a si mesmo como Deus o encara. Saber que ele considera os que o amam como desejáveis e que tem confiança neles — mesmo que eles se considerem indignos — pode contribuir muito para aumentar nossa felicidade e otimismo.