Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Perguntas e Respostas sobre Mastopexia
O que é mastopexia?
A mastopexia, ou lifting de mama, tem a finalidade de levantar os seios e reposicionar os mamilos para a posição mais estética.
Eu sou um candidato para mastopexia (lifting de mama)?
Se você não tem problemas sérios de saúde, não tem tendência a cicatrizes queloides, tem pele com boa elasticidade e notou que seus seios cederam por qualquer motivo ou que os efeitos do envelhecimento estão afetando a beleza de suas mamas, você pode ser uma boa candidata à mastopexia. A candidata ideal deve ser emocionalmente estável e ter expectativas realistas para a cirurgia de mastopexia.
Quando a mastopexia é realizada?
As mulheres muitas vezes procuram uma mastopexia após o período de gravidez com ou sem amamentação. Outro fator que faz a procura ser grande é a perda de muito peso. Essas são as principais situações que causam um esvaziamento do volume das mamas, e que geram muita flacidez.
Outras vezes as mamas caem com a idade ou o próprio fato de se usar ou não sutiã. A mastopexia tem como objetivo fazer uma mama flácida voltar à sua aparência mais firme e jovem.
Se você está planejando ter filhos, é recomendável adiar sua cirurgia de mastopexia até que tenha certeza de ter completado sua família, já que outra gravidez pode levar a necessidade de outra mastopexia.
A mastopexia pode ser realizada em qualquer idade, se você estiver com boa saúde e atender a certos critérios emocionais.
Como se dá uma consulta típica para mastopexia?
Em sua consulta inicial a Dra. Rita Sotelo, chefe da cirurgia plástica da Clínica Sotelo, irá medir seus seios e determinar uma posição pós-operatória natural e esteticamente agradável para seus seios com especial atenção para a aréola. Ela levará em conta a condição da sua pele (elasticidade e espessura) e sua idade para determinar o melhor tipo de mastopexia.
Às vezes a Dra. Rita poderá oferecer a opção de inserir uma prótese de silicone para ajudar nos resultados. Os detalhes de como a mastopexia é realizada e as cicatrizes resultantes do tipo de mastopexia serão passados a você juntamente com os possíveis riscos e as complicações envolvidas. Depois de aprovada a cirurgia, as instruções de cuidados pré e pós-operatórios serão orientados.
A consulta é a melhor oportunidade de fazer qualquer pergunta e levantar quaisquer preocupações, que você possa ter antes de decidir se deve mesmo se submeter a uma mastopexia.
Fique tranquila, a Dra. Rita também discutirá com você todos os valores que envolvem a cirurgia e o acompanhamento, para que você não fique surpresa com custos ocultos.
Quais são as diferentes técnicas de lifting de mama?
É o grau de ptose a principal fonte de informação para determinar o procedimento de mastopexia mais adequado.
Quando uma pequena ptose está presente, uma mastopexia crescente pode ser realizada, muitas vezes em conjunto com o aumento dos seios. A mastopexia crescente exige a remoção de uma meia lua de pele acima da aréola, realocando o mamilo mais para cima e suturando-o no lugar. Isso cria um ligeiro lifting (elevação) para pacientes com leve ptose.
O Lifting Benelli é considerado menos invasivo e foi projetado para gerar uma cicatriz ao redor de toda a aréola. Com o Lifting Benelli, uma porção de tecido em forma de rosca ao redor da borda da aréola é removido e o tecido ao redor é suturado à aréola.
A mastopexia em pirulito é parecida com a anterior, mas com uma incisão reta se estendendo de baixo da aréola até o sulco mamário. Esta técnica é para mulheres que têm ptose média.
Uma mastopexia completa ou um lifting de mama completo usa uma incisão em forma de âncora que começa na base da aréola com ou sem circunscrever o perímetro dela, verticalmente até onde a mama encontra a caixa torácica. A incisão então elimina a pele de uma grande região em forma de meia lua do sulco mamário até a lateral da aréola. O reposicionamento do mamilo é necessário com esta técnica, pois o mamilo deve ser relocado durante o procedimento. Esta é considerada uma técnica para seios com flacidez grave.
As cicatrizes esmaecem com o tempo em todas as cirurgias, mas não espere que elas desapareçam completamente. Sua colaboração na formação de cicatrizes de boa qualidade é essencial. Atente ao bom descanso e evite tudo que lhe foi pedido para evitar durante o período de recuperação.
O que devo esperar no pós-operatório?
Uma fita especial é geralmente colocada sobre as suturas para ajudar a proteger a ferida. Seu sutiã pós cirúrgico deve ser usado continuamente por até 2 meses.
Geralmente, há muito pouca dor após a elevação de mamas e apenas um inchaço moderado. A paciente pode retornar a trabalhos de escritório, sem esforços, em 3 a 4 dias, a menos que o trabalho envolva flexão ou elevação dos braços.
É bastante normal ter perda de sensibilidade temporária no mamilo e na pele das mamas devido ao inchaço. Não se preocupe. O inchaço bloqueia a capacidade dos nervos de enviar e receber mensagens de dor e pressão do cérebro.
A maioria das sensações retorna normalmente dentro de 1 a 3 meses, embora possa levar um ano ou mais.