Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Então é natal...

Pense em algo extraordinário que um amigo fez por você... Então, para lhe homenagear, você resolve celebrar o aniversário deste amigo anualmente... No entanto, você estabelece uma data qualquer para o nascimento dele, e para celebrar tal homenagem, você introduz na festa uma temática totalmente desaprovada por este grande amigo. Com o tempo, você convida outras pessoas para participar. Com o tempo milhares de pessoas se juntam a você em prestar esta homenagem. Com os passar de algumas centenas de anos, milhões de pessoas agora celebram a data que você escolheu e usam os elementos que você introduziu.

Como você se sentiria se você fosse homenageando nestas mesmas circunstâncias? No mínimo magoado. Afinal, você não nasceu em tal data e não aprova os elementos usados na festa.

Para milhões de pessoas, em todo o mundo, a época do Natal é uma ocasião muito alegre do ano. É uma época de lautas refeições, de tradições consagradas pelo tempo e de união da família. O feriado do Natal é também uma época em que amigos e parentes trocam cartões e presentes. No entanto, vale a pena saber de alguns aspectos sobre o Natal.

Primeiro, para muitas pessoas o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Mas historiadores dizem que a data do nascimento de Jesus é desconhecida. “A data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês.” — New Catholic Encyclopedia, Volume III, página 656.

Segundo, muitos eruditos concordam que a maioria das tradições do Natal está ligada a costumes pagãos ou não cristãos. Essas tradições incluem Papai Noel, troca de presentes, árvores de natal, velas, guirlandas, Ursos Polares da Coca-Cola e canções de Natal. Sobre esses costumes, um livro chamado The Externals of the Catholic Church observou: “Ao dar ou receber presentes de Natal ou colocar guirlandas nas casas e igrejas, quem de nós poderia imaginar estar seguindo costumes pagãos?

Então, como o “homenageado” deve estar se sentindo? Mesmo que o Senhor Jesus tivesse nascido no arbitrário 25 de dezembro, ele não estaria nenhum pouco feliz em ter seu nome atrelado ao natal. A data é símbolo de consumismo. O suposto aniversariante foi alijado da festa. Os Ursos Polares da Coca-Cola tomaram seu lugar.

Jesus Cristo disse aos seus seguidores o que eles deviam fazer. E, na Bíblia, encontramos as coisas que ele ensinou. Mas nenhuma parte da Bíblia diz que devemos comemorar o Natal.

Jesus não mandou que comemorássemos seu nascimento. Talvez isso explique por que ele não revelou a data do seu nascimento. Especificamente o Senhor Jesus mandou que celebrássemos a data da sua morte. (Lucas 22:19) Porque? Por que sua morte abriu o caminho para nossa reconciliação com Deus. Com sua morte sacrificial ele nos dá uma nova oportunidade para fazermos a vontade de seu Pai e herdarmos a vida no Reino de Deus aqui na Terra.

Certamente não vamos querer magoar nosso “amigo” Jesus por homenageá-lo de forma errada.