Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza

Carreira bancária, um oceano de possibilidades

Você tem dúvidas sobre como ingressar na carreira bancária, nesse artigo vou explicar e dar dicas, conhecimentos e curiosidades sobre o assunto.

O primeiro passo é saber se você possui o perfil para a coisa: gosta de lidar com gente, possui conhecimentos do mercado financeiro, acompanha a área bancária com suas tendências, tecnologias e novidades? Saiba que essa carreira pode ser bem-vinda para você.

Fazer uma graduação na área também pode ser um importante passo, assim como outras áreas também podem ser bem-vindas, dependerá da diretriz posteriormente que se enquadrar. Um exemplo é um concursado ao tomar posse e obter um tempo de experiência em agência, ser graduado em gestão de marketing desejar fazer parte na área em que se formaste. Engenharias, direito, gestões financeira e bancária são alguns exemplos.

O programa de jovem aprendiz ou realizar um estágio pode ser um bom começo para adquirir experiência. Ora em banco privado ou público através de concurso ou edital, o interessante é a captação de conhecimentos e práticas no setor. Deve-se avaliar bem o encaixamento em seus horários, dedicação e se será aceito o curso de sua escolha.

O ingresso a bancos públicos dá-se por meio de concursos respeitando o respectivo edital, acompanhe sites de concursos públicos, mantenha-se atualizado; para bancos privados é preciso à abertura de vaga, normalmente após sua inscrição por meio virtual é realizado a análise de currículo e o processo seletivo em etapas virtual, presencial e entrevista.

Se sua cobiça é o posto de gerência saiba que uma pós-graduação ou especialização será bem posta se for desse segmento tanto presencial ou á distância. Fica aqui o livre entendimento com o que gosta ou deseja aprender, um exemplo é o MBA em Gestão Empresarial que visa formar executivos e profissionais para o mercado, caso faça transição de carreira, abra seu próprio negócio ou receba convites especiais, pode auxiliar a identificar maiores desafios.

Estude idiomas. Além do nativo português, a fluência em inglês é quase sempre obrigatória para testes e programas de trainee. Quem acha interessante e consegue custear um curso de idioma, o investimento valerá a pena, pois poderá ser aproveitado posteriormente.

Uma dica fundamental é não depender só do inglês, embora seja diferencial no presente, o futuro não é tão longe assim e um terceiro idioma terá maior força. Os mais trabalhados são espanhol, francês, alemão e mandarim respectivamente. Escolha um de sua preferência e reserve alguns minutos diariamente para estudo.

Testes de proficiência são os cartões postais para vagas internacionais e bolsas de estudo. O mercado bancário valoriza profissionais que desejam alçar voos. Companhias e bancos de outras nacionalidades podem desejar você, então uma conta na rede social LinkedIn, que é a rede de negócios e de trabalho é uma dica.

A motivação pode partir de diversos lados: bolsas-auxílio, estabilidade, salário, incentivos, participação nos lucros e resultados e também algumas empresas mais arrojadas e que valorizam o lado humano com diversas comodidades e interatividade com seus colaboradores. Quem entra nessa profissão e sente a energia de fazer a diferença, possui um bom currículo e vontade suficientes para alcançar resultados e bater metas, sinta-se a vontade para concorrer no mercado com uma carreira que não para de crescer e espera por você.