Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza

Franquia, uma aposta ao empreendedorismo

Talvez já tenha ouvido ou visto falar em franquia, venda de licença para obteve o direito de venda de serviços ou produtos oferecidos pela marca, assim há a captura de recursos mediante contrapartida de royalties. A primeira a programar o sistema de franchising foi à rede de escola de idiomas Yázigi em 1950 que hoje está presente em mais de 180 cidades brasileiras e possui cerca de 300 franquias, para ser franquiado o investimento é a partir de R$130 mil. Em 2017, esse mercado teve receitas de R$163 bilhões.

Algumas apostas para o setor é o formato de trabalho home-office em setores como marketing digital, serviços de pagamentos, serviços, saúde, manutenções e turismo. Retornos altos requerem investimentos ao mesmo naipe e isso implica em estudo do mercado na sua região, intenções para o futuro e condições.

A provedora de pagamento por meio de cartões Acqio requer investimento inicial R$7,5 mil para operações e o franqueado realiza vendas das máquinas de pagamentos com retorno esperado de 6 a 12 meses. A agência de turismo Ahoba requer investimentos de cerca de R$4 mil para operacionar viagens com retorno de 3 a 12 meses. Há a Paper Pão que trabalho com investimento em publicidade em sacos de pão que requer investimento de R$5,2 mil para retorno de 3 a 6 meses. A SMS digital que explora o mercado de mensagens no meio corporativo, investimento R$5 mil e retorno de 6 a 12 meses. E. o último exemplo, a Zupy! Que trabalha com mobile marketing e o franqueador precisa de R$5 mil para retorno sugerido de 3 meses.

Simplificando exemplos e intenções, os mercados que podem ser explorados para pessoas desempregadas ou que desejam apostar em novos modelos e tendências precisa de uma análise prévia, informações nutridas atualizadas, condições para o empreendimento e se encaixar com o propósito da sua aposta. Essa iniciativa é sua, então é preciso acreditar nela.

Com dados de 2018, encabeçam as seguintes empresas e investimentos a partir: a rede de cosméticos O Boticário R$85 mil, McDonald's a R$150 mil, escola de idiomas Wizard R$100 mil, supermercado Dia R$615 mil, CVC R$65 mil, Bob’s R$215 mil, Óticas Diniz R$270 mil, a escola de idiomas e informática Fisk R$74 mil, a locadora de carros Localiza R$230 mil, Arezzo R$375 mil, Habib’s R$900 mil e quem acredita em uma empresa pública como Correios R$123 mil.

Investimentos variados, altos ou baixos, com retornos de 3 a 24 meses, importa sua aplicação para entregar valor a seus clientes, consumidores e usuários. O mercado só tende a crescer quando todos desenvolvem ideias, sensações de leverage (alavancagem) e que acreditam na prospecção da economia.

Eis aí uma verdadeira aposta para o mercado empreendedor.

Dados: Site de Franquias, Guia Franquias, Portal do Franchising, Sua Franquia e sites das empresas.

Informações, sugestões, comentários e feedbacks? Envia para o ksthales@gmail.com