Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral
Comênio: o precursor da pedagogia moderna
O professor europeu João Amós Comênio conhecia bem as falhas do sistema escolar em que trabalhava, no século 17. Ele nasceu em 28 de março de 1592, na Morávia, uma região da atual República Tcheca. Depois de terminar seus estudos na Alemanha, voltou para sua terra natal.
Por não querer se converter ao catolicismo, Comênio mudou-se com a família para a cidade de Leszno na Polônia. Ali ele conseguiu trabalho como professor de latim no ginásio de Leszno, uma escola preparatória para a faculdade. Mas em pouco tempo ficou descontente com os métodos ineficientes de ensino praticado ali.
Por exemplo, só os homens eram considerados dignos de receber instrução, embora os pobres fossem excluídos. As aulas consistiam principalmente em encher a cabeça dos alunos de palavras em latim. As escolas medievais eram controladas pela Igreja Católica.
Além disso, não se estabeleciam metas para o aprendizado e o método de ensino não permitia que os alunos aprendessem progressivamente. A disciplina era rígida, às vezes brutal, e o clima moral, péssimo. Comênio propôs um sistema que tornaria o aprendizado interessante. Chamou seu programa educacional de Educação Universal. Seu objetivo era estabelecer um sistema progressivo de ensino que agradasse os alunos. Ele também acreditava que a escola não devia enfocar apenas a educação da mente, mas da pessoa inteira, incluindo instrução moral e espiritual.
Em pouco tempo, Comênio foi aclamado como gênio. Chegou ao ponto de ser convidado, em 1654, para ser reitor da Universidade de Harvard. Mas Comênio recusou, não buscava fama ou posição. Ele encarava a educação como uma força unificadora para a humanidade.
Os conceitos de Comênio sobre educação ainda são válidos hoje. Seus métodos de ensino sistemáticos, incluindo o uso de ajudas visuais, são usados no mundo todo.
“Os alunos não devem ser sobrecarregados com matéria não apropriada para sua idade, compreensão e condição atual”, escreveu Comênio.
Pode-se dar o crédito a Comênio por transformar a pedagogia numa ciência que tem como objetivo o estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. Seus métodos de ensino causaram uma verdadeira revolução nas salas de aula.