Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Abdominoplastia Masculina
A abdominoplastia é um procedimento muito popular entre as mulheres, principalmente após a gravidez. Este procedimento, no entanto, não é limitado em popularidade apenas às mulheres. Um número crescente de homens está optando pela abdominoplastia masculina, fazendo esse procedimento se juntar aos diversos tipos de cirurgia plástica mais comuns entre o público do sexo masculino como a blefaroplastia, rinoplastia e lipoaspiração.
Outro fator importante no crescimento desse procedimento é que o número de cirurgias de perda de peso, como a cirurgia bariátrica está em plena em ascensão, fazendo com que mais homens escolham uma abdominoplastia para diminuir a distensão do abdome e eliminar a flacidez do abdome.
Bons candidatos
Os candidatos ideais para uma abdominoplastia masculina são homens em boas condições de saúde, com expectativas realistas do que o procedimento pode ou não trazer de benefícios estéticos.
Além disso, um potencial paciente de abdominoplastia masculina deve estar próximo ou no seu peso corporal ideal e estabilizado. Flutuações de peso antes ou depois da cirurgia não são bem-vindas, portanto, seu cirurgião plástico recomendará a estabilização do peso, pelo menos 3 meses antes de recomendar o procedimento.
Nem todo homem é um bom candidato para uma abdominoplastia. Por exemplo, uma abdominoplastia não melhorará a aparência abdominal de homens com grandes quantidades de gordura intra-abdominal localizadas ao redor de seus órgãos (gordura visceral). À esses indivíduos recomenda-se dieta e exercícios, podendo considerar até mesmo a cirurgia bariátrica para perda de peso antes da abdominoplastia.
Os pacientes ideais para uma abdominoplastia masculina normalmente tem uma ou ambas as queixas a seguir:
- Excesso de pele abdominal e tecido adiposo
- Pequena protrusão do abdome por diástase abdominal
Os homens considerados aptos à abdominoplastia masculina se dividem em dois grupos:
- O primeiro grupo é formado por homens que tiveram perda de peso maciça e tem pele solta, flácida ou redundante. Para esses homens pode ser decepcionante perder uma quantidade significativa de peso, seja via dieta ou cirurgia, fazendo todo o possível para ter uma aparência melhor e, ainda assim, ter uma grande quantidade de flacidez ou até pele abdominal pendente.
Uma abdominoplastia pode eliminar essa pele fazendo com que o homem aparente um abdome mais bonito, possibilitando uma melhora na auto-estima e fazendo com que eles se adaptem melhor às suas roupas ou trajes de banho.
- O segundo grupo de homens que podem necessitar de uma abdominoplastia masculina são aqueles que desenvolveram uma separação entre os músculos abdominais, a chamada diástase do músculo reto-abdominal (aquele responsável pelos gominhos do abdome) que oferece uma projeção do abdome e frouxidão da cintura.
Quais são as cicatrizes depois de uma abdominoplastia masculina?
Abdominoplastia Masculina Clássica:
Uma abdominoplastia típica em um homem que perdeu certo peso e tem um bom grau flacidez e gordura abdominal requer uma cicatriz de lado a lado dos quadris. Essa cicatriz é normalmente em formato de curva, se aproximando do púbis na região mais central. Ela ficará localizada dentro da linha das roupas íntimas e não será visível em roupas de banho.
Casos de abdominoplastia masculina clássica requerem também a remoção do umbigo para reposicionamento gerando também uma segunda cicatriz ao redor do umbigo.
Consulta
Durante a consulta inicial, a Dra. Rita Sotelo começará perguntando sobre as suas principais preocupações. Apresente todas as queixas que o levaram a desejar passar pela abdominoplastia masculina.
Ela então revisará seu histórico médico, perguntando sobre quaisquer procedimentos anteriores e medicamentos que estejam sendo tomados. Revisar essas informações ajudará a Dra. Rita Sotelo a garantir que esse procedimento seja uma opção segura para você.
Em seguida, e depois de algumas outras perguntas, ela realizará um exame físico onde identificará as principais preocupações que você tenha. Depois determinará, mostrando o porquê de você ser ou não um bom candidato para uma abdominoplastia masculina.
Depois do exame você e a Dra. Rita trabalharão juntos para criar um plano de tratamento personalizado, que ajudará a atingir suas metas estéticas. Durante essa consulta de avaliação, você também receberá uma cotação para a sua abdominoplastia, totalmente adaptada às suas reais necessidades.
Procedimento
Existem várias técnicas para realizar a cirurgia de abdominoplastia. Todas elas dependem estritamente do grau de flacidez e quantidade de tecido no abdome. A melhor técnica será escolhida de forma personalizada para você, baseada em sua anatomia e objetivos estéticos.
Com na maioria dos procedimentos de abdominoplastia masculina, os músculos abdominais provavelmente estarão afrouxados e serão apertados, sendo o excesso de pele removido. A incisão sempre se localiza na parte inferior do abdômen, geralmente abaixo da linha da cintura, podendo ser maior ou menor, de acordo com o grau de exigência da flacidez.
Alguns homens podem precisar de lipoaspiração adicional na cintura para potencializar os resultados. A cirurgia de abdominoplastia masculina quando associada à lipoaspiração se chama lipoabdominoplastia.
Passo a passo da Abdominoplastia Masculina
Após a marcação cirúrgica nosso anestesiologista administrará a anestesia para garantir que você não sinta qualquer desconforto durante o procedimento. Uma vez que você esteja dormindo, a Dra. Rita Sotelo poderá começar o procedimento.
Se for necessário associar a lipoaspiração ao seu procedimento, ela será realizada antes da abdominoplastia em si. A Dra. Rita fará pequenas incisões em pontos de sulcos e dobras naturais do corpo para que a cânula de lipoaspiração atinja a região da gordura localizada e inserirá uma cânula, que usa a sucção de alta potência para remover as células gordurosas do abdome e flancos, se necessário, contornando o abdome para proporcionar um físico mais esbelto.
Após qualquer excesso de gordura ter sido removido com a lipoaspiração uma incisão, na região baixa do abdome, será feita provavelmente de um lado do quadril ao outro, elevando o tecido para expor os músculos abdominais. Ela irá então reaproximar os músculos abdominais e fazer a plicatura (costura) caso você sofra de diástase abdominal. Uma vez que os músculos abdominais tenham sido reaproximados, uma “tampa” de excesso de pele e gordura abdominal será removido, em uma forma aproximada de circunferência. O umbigo então será reposicionado, no local exato ideal e suturado.
Antes de fechar a incisão principal, drenos podem ser inseridos para coletar qualquer fluido cirúrgico que vaze pela cicatriz. As incisões serão fechadas e uma malha de compressão será vestida ao redor do abdômen.
Recuperação
Uma vez concluído o procedimento, você será levado para o quarto, provavelmente indo para casa após algumas horas. Durante esse período você será monitorado por nossa equipe de enfermagem para garantir a sua segurança antes de retornar ao conforto de sua casa.
Antes da alta, você receberá uma lista de instruções de recuperação, que deverá seguir para ajudar na sua recuperação e na obtenção dos melhores resultados.
É aconselhável que você deambule logo após a cirurgia. Isso ajudará a melhorar a circulação e reduzirá o risco de formação de coágulos sanguíneos.
É importante usar a malha de compressão constantemente durante o processo de cicatrização. Ela ajudará a controlar o inchaço e protegerá você de qualquer contusão no local da operação.
Você será instruído a retornar ao consultório alguns dias após a primeira consulta pós-operatória. Durante esse período, os drenos (caso venham a ser usados) serão removidos e a Dr. Rita Sotelo poderá monitorar seu processo de cicatrização.
Após o procedimento, é aconselhável descanso por pelo menos uma semana. Atividades mais extenuantes, como academia e elevação de pesos, devem ser evitadas por três a quatro semanas, para melhores resultados.
Resultados da abdominoplastia masculina
Os pacientes da abdominoplastia masculina não podem sentir os bons resultados instantaneamente, pois o inchaço atrapalhará bastante essa percepção. À medida que a recuperação evoluir os resultados se tornarão mais aparentes.
Os resultados finais podem ser vistos após o inchaço ter diminuído completamente e as incisões terem cicatrizado. Em média isso leva cerca de seis meses dependendo da capacidade de recuperação do corpo de cada paciente.
Os resultados deste procedimento são muito transformadores e proporcionaram aos homens a oportunidade de se sentirem novamente bem consigo mesmos.