Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Perguntas e respostas sobre Abdominoplastia

Como posso saber se sou um bom candidato para cirurgia de abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia, conhecida também como dermolipectomia de abdome, é um procedimento cirúrgico para remover o excesso de pele e gordura do abdome médio e inferior e também reaproximar os músculos da parede abdominal. O procedimento pode melhorar drasticamente a aparência de abdomes protuberantes, com flacidez e “perda” de cintura.

Os melhores candidatos para abdominoplastia são tanto homens quanto mulheres em condição física relativamente boa, que se sentem incomodados com pele abdominal solta, provavelmente associada à gordura, que causa abaulamento da barriga. Os candidatos a abdominoplastia normalmente já tentaram de tudo, mas não tiveram resposta à dieta ou exercícios.

A cirurgia plástica do abdome é particularmente útil para mulheres que, devido a uma ou mais gravidezes, apresentam diástase dos músculos abdominais. Outro público que se beneficia muito da abdominoplastia são os pacientes mais velhos, que sofrem com a perda de elasticidade da pele e podem ter flacidez evidente mesmo com leve obesidade. Pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica são outro grupo que muito provavelmente precisarão passar por uma abdominoplastia para removerem o excesso de pele e gordura abdominal.

Importante lembrar que procedimentos de contorno corporal, como a abdominoplastia e a lipoaspiração não se destinam a substituir a dieta e o exercício para a perda de peso. Pacientes acima do peso devem alcançar um peso mínimo razoável e estabilizado para passar pela cirurgia.

Eu preciso de uma abdominoplastia clássica ou posso ter uma cicatriz menor?

Não há apenas um tipo de abdominoplastia – a região do abdome pode incluir uma variedade de abordagens, dependendo da situação individual. As questões a serem feitas para prever uma abdominoplastia são: há muita pele solta? Há muita gordura? Os músculos foram esticados ou separados pela gravidez?

Se a sua pele abdominal estiver firme e o problema for apenas de depósitos de gordura, você pode ser um bom candidato para uma abordagem de cicatrizes mínimas como a lipoaspiração ou uma mini abdominoplastia que aborda o baixo ventre e tem uma cicatriz de menor extensão.

Por outro lado, se houver muita pele solta ou abaulamento excessivo em todo o abdome, alcançando o umbigo, você provavelmente precisará fazer a plicatura do músculo reto abdominal e isso exigirá uma cicatriz mais longa da cirurgia plástica clássica de abdome.

Se houver muita gordura juntamente à flacidez, a lipoaspiração pode ser combinada com a abdominoplastia - uma situação muito comum chamada lipoabdominoplastia.

Depois da gravidez, minha barriga e meus seios não estão como antes. Posso fazer uma cirurgia plástica e reparar ambos ao mesmo tempo?

Sim e fique tranquila, combinar uma abdominoplastia com uma mastopexia ou mamoplastia de aumento é muito comum. A cirurgia que recupera o visual de mamães no pós parto tem até nome e é conhecida lá fora como mommy makeover, a transformação de mamães.

As mães obviamente amam seus pequeninos, mas é importante ter sua autoestima de volta.

Uma cirurgia de abdominoplastia pode acabar com as estrias na minha barriga?

Isso depende de onde as estrias estão localizadas, mas se elas estão apenas abaixo do umbigo, geralmente a resposta é “sim”. Uma abdominoplastia completa remove a maior parte da pele do baixo ventre, e quaisquer estrias nesta zona serão removidas juntamente com a pele solta.

Estrias acima dessa zona não serão realmente eliminadas, mas apenas transferidas para uma posição mais baixa.

Como são as cicatrizes que resultam da cirurgia de abdominoplastia?

Todo esforço será feito para tornar as cicatrizes discretas. Má cicatrização e cicatrizes alargadas ou hipertróficas são mais comuns em fumantes e em pessoas com tendência à má cicatrização. Isso pode ser amenizado com prevenções cirúrgicas e muito cuidado do paciente no pós operatório.

Não esqueça que a aparência das cicatrizes continua melhorando por 6 a 12 meses após a cirurgia. Uma variedade de técnicas pós cirúrgicas para a redução das cicatrizes podem ser utilizadas após a cirurgia para melhorar a aparência final das cicatrizes.

No caso da abdominoplastia as cicatrizes estarão localizadas na parte baixa do abdômen de quadril a quadril e podem estar também entorno do umbigo. Elas devem ser escondidas facilmente por um biquíni.

Qual é o tempo médio de uma abdominoplastia?

A abdominoplastia geralmente requer de 2 a 5 horas para ser realizada dependendo da sua extensão (miniabdominoplastia ou abdominoplastia clássica) e da realização da lipoaspiração ou outro procedimento associado.

Que tipo de anestesia é normalmente usada para a abdominoplastia?

Geralmente um anestésico geral é usado para realizar a cirurgia de abdominoplastia.

A abdominoplastia é realizada em regime ambulatorial ou precisarei pernoitar no hospital?

A cirurgia plástica de abdome clássica (abdominoplastia) requer internação com pernoite. A miniabdominoplastia, que melhora o contorno do baixo ventre, perfazendo a região apenas abaixo do umbigo, pode ou não ser realizada em sistema ambulatorial com alta no mesmo dia.

Onde é realizada a abdominoplastia?

A abdominoplastia é realizada sempre em centro cirúrgico.

Quanta dor terei depois de uma cirurgia de abdominoplastia?

Historicamente as abdominoplastias eram consideradas de recuperação dolorosa, devido ao tamanho da intervenção, especialmente quando era necessário reparar os músculos abdominais. Nos últimos anos, o desenvolvimento de algumas novas formas de controlar a dor melhorou bastante essa situação. Mais recentemente, houve o desenvolvimento de um anestésico local de longa duração, que pode proporcionar um controle significativo da dor por até 3 dias.

O bom controle da dor torna a recuperação da abdominoplastia claramente mais agradável. Além disso, essas novas medicações analgésicas ajudam a tornar a cirurgia mais segura pois permitem que os pacientes se movimentem com mais facilidade e sejam mais ativos no pós cirúrgico.

Quanto tempo leva a recuperação após uma abdominoplastia?

Se você não precisar reparar os músculos abdominais, é provável que sua recuperação seja mais fácil e rápida. A maioria dos pacientes que passam por uma abdominoplastia completa (com reparo muscular) descobrem que geralmente são capazes de dirigir dentro de uma semana, dependendo do seu nível de dor e da medicação analgésica que esteja sendo tomada.

Muitos pacientes conseguem trabalhar remotamente em casa, conseguindo usar computadores, responder a e-mails ou até mesmo fazerrm uma chamada em conferência após alguns dias, embora não se sintam à vontade para trabalhar por horas seguidas, durante talvez 2 - 3 semanas após a cirurgia.

Por 6 - 8 semanas, a maioria dos pacientes considera-se totalmente, ou quase totalmente, recuperada, embora seja importante lembrar que a cicatrização ainda estará acontecendo por meses.

Quando posso começar a me exercitar?

Exercícios leves e caminhada podem ser retomados uma semana após o procedimento. Para atividades mais extenuantes, recomenda-se que o paciente espere 6 semanas.

Os resultados durarão?

Sim! Enquanto seu peso permanecer estável o resultado da abdominoplastia se manterá. Mas é claro que a sua pele envelhecerá um pouco ao longo das décadas, como aconteceria mesmo sem cirurgia.