Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Perguntas e respostas sobre Lifting de Mama

Qual é o procedimento específico para elevação dos seios?

A mastopexia, ou lifting de mama é a cirurgia plástica indicada para levantar as mamas e entregar um contorno mais atraente.

A queda das mamas, chamada tecnicamente de ptose mamária, pode ser causada por três fatores: estiramento da pele (flacidez); a contração das glândulas mamárias causada pela gravidez ou amamentação; e mamilos decaídos, com posição baixa em relação ao sulco.

No lifting de mama, logo após a detecção do nível de flacidez, é estabelecido um programa personalizado, que sempre envolve a redução da quantidade de pele extra da mama e provavelmente o reposicionamento da aréola.

Como as mamas são sustentadas?

Muitas mulheres não percebem, malham para melhorar os contornos mamários, mas o que suporta os seios como um sutiã é realmente a pele. Ela faz o papel de sustentação, envelopando e mantendo a forma das mamas. Com o tempo e fatores diversos como a idade e principalmente o ganho de sobrepeso, causado por má alimentação, estilo de vida sedentário ou gravidez, as mamas sofrem um aumento de volume que estica essa pele. Se um certo ponto é atingido e essa pele não tem elasticidade suficiente para voltar ao lugar, provavelmente somente um lifting de mama pode devolver o antigo visual das mamas.

Quais são as condições melhoradas por um lifting de mama?

Mamas caídas são a razão para um lifting de mama. A queda ocorre em seios que ficaram flácidos como resultado de mudanças no corpo devido à gravidez, ganho de peso e efeitos da gravidade ao longo do tempo. Nesses casos um cirurgião plástico pode restaurar os seios para um posicionamento mais elevado e mais jovem através da cirurgia de elevação das mamas.

Se os seus seios e aréolas estiverem virados para baixo, em vez de frontais e centrais, ou se os mamilos e aréolas parecerem excessivamente grandes em comparação com as mamas, a cirurgia de mastopexia pode reduzir as aréolas e reposicioná-las para melhorar a estética.

Em raros casos de falsa ptose, quando os mamilos estão em posição baixa, mas não há quase excesso de tecido, a cirurgia de mamoplastia de aumento com prótese pode ser recomendada, sem necessidade de ressecção de pele. Isso é raro.

Lifting de mama x Aumento com Prótese de Mama: Como saber qual é a cirurgia plástica necessária para mim?

O que você precisa lembrar é que “aumentar” significa adicionar. Um aumento das mamas fará seus seios ficarem maiores. Já a mastopexia é um procedimento que eleva mamas normalmente flácidas. Os dois procedimentos não são mutuamente exclusivos; na verdade, realiza-se aumento combinado ao lifting de mama com bastante frequência.

Durante a consulta de avaliação a primeira coisa a se avaliar são suas metas. Você quer um seio maior ou um seio mais firme? Ou tem ambos objetivos? Isso ditará o que será feito em cirurgia. O uso de fotos de outros pacientes antes e depois, no consultório, pode ser usado para lhe dar uma ideia sobre o que pode ser alcançado e ajudará seu cirurgião plástico a entender melhor suas expectativas.

Posso esperar cicatrizes após a cirurgia de lifting de mama?

Por meses após a cirurgia as incisões podem ficar vermelhas e elevadas. Normalmente, essas cicatrizes desaparecem bem com o tempo, principalmente aquelas nas bordas da aréola e a vertical nas mamas. De toda forma o resultado final das cicatrizes depende da perícia do cirurgião na qualidade das suturas, mas fundamentalmente da sua capacidade individual de cura e dos cuidados pós cirúrgicos.

Posso combinar o lifting das mamas e a redução da aréola em uma só cirurgia?

Por definição a mastopexia já inclui uma cicatriz ao redor da aréola. Essa cicatriz é parte da redução de pele extra e também, se necessário, pode ser usada para a redução da aréola, procedimento que é bastante comum devido ao provável alargamento da estrutura. Você pode discutir suas metas de tamanho com o seu cirurgião.

Onde estarão as incisões feitas durante a cirurgia de mastopexia?

Os locais de incisão são específicos para cada paciente, com base na quantidade de pele que requer remoção. Nos lifting de mama mais leves, com menor necessidade de redução, a incisão pode ser ao redor da aréola. Nos casos mais comuns, ao redor da aréola com uma vertical para baixo até o sulco, e nos mais flácidos em formato de âncora, adicionando uma horizontal no sulco inframamário.

Que tipo de lifting de mama deixa cicatrizes mínimas?

Nas práticas mais comuns, realiza-se três tipos de lifting de mama (mastopexia) mais comumente:

1) Periareolar: com incisão em torno da aréola,

2) Lifting de mama vertical: em formato de pirulito.

3) Em T-invertido: ou em âncora.

Estes tipos de lifting de mama estão listados em ordem crescente de cicatrizes o que basicamente depende do grau de flacidez das suas mamas.

A cicatriz periareolar é mais usada quando a flacidez é pequena e exige uma elevação mínima da aréola e a sua redução. Este lifting de mama não afeta muito a forma geral da mama, apenas reposiciona o mamilo. Sua cicatriz ocorre ao redor de toda a circunferência da aréola.

O lifting de mama vertical, que é o mais popular, origina uma cicatriz ao redor da aréola e verticalmente para baixo. Esta mastopexia funciona bem não só para levantar, mas para estreitar a mama, melhorando o contorno geral.

Algumas mulheres têm demasiada quantidade de pele para um levantamento vertical e devem ter o padrão T-Invertido ou como é conhecida também, a cicatriz em forma de âncora. O componente horizontal dessa cicatriz, no sulco mamário é a área com maior probabilidade de produzir uma cicatriz espessa e visível, mas, como em todas as cirurgias estéticas, isso é uma troca entre a cicatriz e a melhoria do contorno.

Devo esperar até depois da gravidez para fazer o lifting de mama?

A gravidez pode realmente mudar os seios de uma mulher. Eu geralmente recomendo que, se uma paciente deseja engravidar nos próximos 2 anos, que ela adie a cirurgia de mama para depois da gravidez. Isso é feito pois não se pode prever como um seio se modificará após a gestação e amamentação.

Dito isto, não há contra-indicação específica para a gravidez após um aumento ou elevação, você apenas corre o risco de querer uma cirurgia de revisão.

É possível amamentar após a cirurgia de lifting de mama?

É possível amamentar desde que seu lifting de mama mantenha o mamilo ligado ao tecido mamário subjacente. Ocasionalmente, em mastopexias com quantidades muito grandes de excesso de pele, pode ser necessário remover o mamilo e colocá-lo de volta como um enxerto de mamilo livre. Isso é extremamente raro em mastopexias, e muito mais comum em reduções de mamas grandes.

Um lifting de mama sem implantes fará os seios parecerem menores?

Se você não quer mamas menores seu cirurgião plástico não precisará remover o volume das mamas. A pele necessária a se remover normalmente constitui menos de duas ou três colheres de sopa de volume por lado das mamas.

Um lifting de mama muda a forma do seio e a posição, não o seu tamanho, a menos que você peça para que ela se torne menor.

Uma linha de guia geral sobre os resultados que você pode conseguir de um lifting de mama é usar um sutiã esportivo ou não acolchoado e se olhar no espelho. Essa será a realidade aproximada de seus resultados pós-mastopexia.

O que posso esperar durante a recuperação?

Dor pós operatória e inchaço são as características mais comuns. Você pode esperar desconforto nos primeiros dias, embora o grau possa variar de acordo com o tipo de incisão usada. É importante porém saber que tudo será controlado com analgésicos específicos.

A maioria dos pacientes consegue voltar ao trabalho depois de uma a duas semanas.

Que tipo de resultados posso esperar?

Após a cirurgia de lifting de mama, os seios estarão mais firmes, mais ‘cheios’ e terão contorno mais bonito. Os mamilos estarão centralizados e proporcionais ao resto da mama.

Se você passou por uma mastopexia com prótese notará que seus seios aumentaram drasticamente em tamanho e também mudaram de posição. Uma melhoria e mudança sensível!