Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Otoplastia

A cirurgia de otoplastia é um procedimento que visa melhorar a aparência estética das orelhas. A otoplastia pode reduzir o tamanho das orelhas grandes, aproximar do crânio as orelhas proeminentes e salientes, como as de abano, e remodelar orelhas deformadas ou de aparência irregular para deixa-las esteticamente mais bonitas.

O que é considerada uma orelhas de abano?

"Orelha de abano" é um termo usado vulgarmente para descrever orelhas muito abertas e afastadas do crânio. Elas são o tipo mais comum a serem corrigidos em uma cirurgia de otoplastia. Em vista frontal, as orelhas de abano podem despontar amplamente, e por isso muitas crianças com essa condição são chamadas pejorativamente de "Dumbo", o elefantinho das histórias infantis.

Em muitos portadores de orelhas de abano, pode-se observar, em vista lateral, apenas a borda da orelha, tamanha é a abertura e a posição quase completamente voltada para a frente. Para quem olha uma pessoa com essa condição por trás vê o dorso das orelhas muito visíveis.

Quem é um bom candidato para a cirurgia plástica de orelha de abano?

Indivíduos saudáveis ??que buscam melhorar a aparência de suas orelhas, sejam elas proeminentes ou deformadas, são bons candidatos à cirurgia de otoplastia. O procedimento pode ser realizado desde os cinco anos de idade, o que pode ajudar a diminuir o desconforto psicológico e emocional das crianças. É importante lembrar que a otoplastia também é realizada em adultos.

Qual a melhor idade para realizar uma operação auditiva?

A cirurgia de otoplastia pode ser feita a partir dos 5 anos de idade. A essa altura, as orelhas atingiram praticamente o tamanho adulto e estão quase completamente formadas, mas com cartilagem macia e facilmente moldável possibilitando uma boa recuperação.

Muitos pais preferem e consideram um benefício emocional, que seus filhos façam a cirurgia de Otoplastia antes de começarem a escola. O objetivo é evitar o bullying e possíveis provocações na escola.

Adultos podem fazer uma otoplastia?

É muito comum que um adulto faça uma otoplastia para corrigir a orelha de abano. Seus pais podem não ter percebido e talvez ninguém soubesse que a cirurgia era uma opção. Muitas vezes realmente os pais não sentem que isso incomoda seus filhos e o desejo pela cirurgia é posto para fora na adolescência ou na idade adulta.

Por que um adulto faria uma otoplastia?

Os pacientes adultos da otoplastia estão entre os pacientes mais entusiasmados com sua cirurgia plástica. As mulheres costumam dizer que sempre sonharam em usar os cabelos para trás das orelhas, mas nunca puderam. Muitas mencionam que a parte superior das orelhas se sobressai por entre os cabelos, incomodando-as enormemente.

Os homens são ainda mais incomodados por orelhas proeminentes do que as mulheres, talvez porque seus cabelos mais curtos as tornem mais difíceis de esconder. E provavelmente há um componente psicológico também. Assim como uma mandíbula forte associada à masculinidade, a orelha em abano está associada a uma personalidade infantil, menos madura ou séria.

É claro que muitas pessoas com orelhas proeminentes são levadas a sério, mas algumas pessoas com orelhas proeminentes podem sentir que, além de afetar sua atratividade física, suas orelhas de abano podem estar inibindo sua capacidade de ganhar a confiança e o respeito dos outros.

O que acontece em uma consulta para cirurgia de otoplastia?

Durante a consulta para a cirurgia de otoplastia com a Dra. Rita Sotelo, você discutirá o que não gosta em suas orelhas e o que espera alcançar com a cirurgia. Normalmente isso é bem claro. A doutora examinará suas orelhas, conhecerá seu histórico médico completo e as opções serão discutidas. Todos os detalhes do procedimento serão explicados e quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter serão abordados.

Onde é realizado o procedimento de otoplastia?

A Dra. Rita Sotelo realiza a otoplastia no Centro cirúrgico da Clínica Sotelo, com toda qualidade, em regime ambulatorial.

Que tipo de anestesia é usada para o procedimento?

Em crianças é usada a anestesia geral para maior conforto. Já quando o procedimento é feito em adultos, a melhor indicação é a anestesia local com ou sem sedação.

Como devo me preparar para a cirurgia plástica da orelha de abano?

A preparação para a otoplastia, bem como para qualquer procedimento ajuda a prevenir complicações e auxilia na obtenção de uma recuperação mais suave.

Antes do procedimento, você receberá uma lista de instruções a seguir, que podem incluir:

  • Fazer uma avaliação médica e exames laboratoriais
  • Tomar medicamentos após o procedimento
  • Evitar certas vitaminas, suplementos e medicamentos como aspirina ou ibuprofeno para não possibilitar aumento do sangramento
  • Evitar tabaco por pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia

Se você optar por se submeter ao procedimento com anestesia geral, também precisará providenciar que um ente querido ou amigo o acompanhe no dia da cirurgia.

Como é feita a cirurgia da orelha?

As incisões na cirurgia da orelha serão feitas atrás das orelhas, onde são facilmente escondidas no vinco natural. A Dra. Rita Sotelo removerá o excesso de pele e esculpirá a cartilagem, reduzindo o tamanho das orelhas e reposicionando-as mais para perto da cabeça.

Suturas são feitas na cartilagem para garantir a posição e criar uma dobra natural. O procedimento normalmente leva de uma a duas horas, sob anestesia geral e é realizado em regime ambulatorial.

Quanto tempo demora o procedimento de otoplastia?

A otoplastia geralmente leva de uma a duas horas para ser realizada.

Onde são feitas as incisões para otoplastia?

As incisões para otoplastia geralmente são ocultas e localizadas atrás da orelha nas dobras naturais.

Sentirei dor depois de fazer uma otoplastia?

Você pode sentir um pouco de dor no local da incisão nos primeiros dias, mas essa dor é facilmente gerenciada com os analgésicos recomendados.

O que esperar após a cirurgia?

Após a cirurgia de orelha de abano um curativo acolchoado será colocado ao redor da cabeça para proteger as orelhas e mantê-las no lugar. Geralmente essa proteção é removida uma semana após o procedimento, quando se aconselha o uso de uma fita elástica para manter as orelhas no lugar, por uma semana após a cirurgia, principalmente à noite.

A otoplastia geralmente não é uma cirurgia dolorosa, mas as orelhas ficam sensíveis por algum tempo. A maior parte das pessoas é capaz de voltar ao trabalho ou à escola dentro de uma semana. Alguns hematomas e inchaços são esperados, mas tendem a desaparecer na primeira semana ou duas.

A cirurgia de orelha de abano pode oferecer um verdadeiro impulso emocional, além de seus benefícios cosméticos.