Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Blefaroplastia
O pós operatório Blefaroplastia inferior ou superior não tem diferença, aliás é bem comum fazer as duas juntas. A boa notícia é que, na cirurgia de pálpebras, recuperação é supertranquila.
Normalmente, a alta médica é dada no mesmo dia, poucas horas após você realizar o procedimento. Porém, é comum que haja inchaço pálpebra inferior ou superior. Para reduzir esse efeito e ajudá-la a se recuperar melhor, o médico costuma indicar compressas frias. Isso mesmo, você pode colocar compressa de água gelada sobre os olhos.
Além disso, há 3 orientações que fazem toda a diferença na recuperação Blefaroplastia. Então, se você não quiser prejudicar o seu resultado:
• Faça caminhadas leves: a falta de movimentação pode afetar a circulação sanguínea e causar TVP (Trombose Venosa Profunda). Ou seja, descanse, mas evite ficar o tempo todo na cama.
• Não tome sol: essa é uma indicação básica e que você precisa seguir a risca. Isso porque, quando há um hematoma, o sol pode manchar a pele e até escurecer a cicatriz. Você deve evitá-lo por, pelo menos, 30 dias! Depois, é importante passar protetor solar e usar óculos escuro para cobrir bem a região. Isso por mais 1 ano, que é o tempo necessário para o fim do processo de cicatrização.
• Fique longe do cigarro: na cirurgia pálpebras, a recuperação também exige deixar de fumar. Porém, mais que isso, você também deve se manter afastada da fumaça para evitar escurecer a cicatriz. Isso por aproximadamente 30 dias.