Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Hábitos de trabalho que mais irritam

Segundo a revista Exame (exame.abril.com.br), “por mais que todos se esforcem para ter um comportamento profissional o tempo todo no trabalho, é fato que, vez ou outra, um traço pessoal sai do script corporativo. O problema está quando estes hábitos afetam o trabalho de terceiros”. 

Falar alto ao telefone e sempre reclamar da carga de trabalho lideram a lista dos hábitos mais irritantes de nossos colegas de trabalho”, diz o jornal The Washington Post. “Formar grupinhos, chegar atrasado, conversar com os colegas através de divisórias, má higiene e fazer barulho ao comer” estão entre outros hábitos que incomodam os colegas de trabalho.

“O levantamento, que entrevistou quase quatro mil profissionais americanos, destaca que falar alto ao telefone como o hábito que mais irrita...” - valor.com.br

Esses maus hábitos também atrapalham a produtividade dos trabalhadores. Mas a maioria dos entrevistados admitiu nunca ter conversado sobre o assunto com aqueles que os irritam. “Não é para menos”, diz o jornal. “Talvez eles mesmos não sejam muito diferentes.”

A “rádio arigó” rola em boa parte dos locais de trabalho. Mas apesar da rotina, fofocar sobre os colegas é uma das atitudes mais insuportáveis, chega a 60% de reprovação dos entrevistados.

Para o homem não há nada melhor do que . . . ver o que é bom por causa do seu trabalho árduo”, diz a Bíblia em Eclesiastes 2:24.

Como ver a convivência no local de trabalho como algo positivo? Aplicar no local de trabalho o que a Bíblia chama de Regra de Ouro: “Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” — Mateus 7:12.

Uma boa maneira de não nos irritar no local de trabalho é justamente fazer “todas as coisas que queremos que façam a nós”. Portanto, mostremos empatia e evitemos HÁBITOS DE TRABALHO QUE MAIS IRRITAM nossos colegas.