Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral
Quem gerencia seu lixo?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) prevê para quem gera resíduos sólidos a responsabilidade pelo gerenciamento ambientalmente adequado dos mesmos. No entanto, cada tipo de resíduo tem sua peculiaridade, até mesmo com possibilidade de reuso e reciclagem.
O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.
Isso tudo, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos que trata da prevenção e da redução na geração de resíduos com incentivo de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para fomentar o aumento de reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos e a destinação adequada dos rejeitos quando não pode ser reciclado ou reutilizado.
Felizmente cada dia mais existe preocupação com a preservação ambiental. Cada vez mais o foco está em debates sobre as condutas mais adequadas para minimizar os impactos das atividades humanas.
Dentre esses impactos, a geração de resíduos sólidos é a que mais tem causado preocupação, uma vez que praticamente todas atividades econômicas geram algum tipo de resíduo em suas atividades.
Embora para maioria de nós o gerenciamento de resíduos se resume a colocar as sacolas/sacos de lixo na lixeira, o gerenciamento de resíduos envolve uma série de ações, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequadas.
A gestão eficiente de resíduos precisa garantir ao máximo o reaproveitamento e reciclagem, bem como reduzir a produção dos rejeitos – que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para serem reciclados.
No Brasil, a gestão de resíduos sólidos é dividida entre o Poder Público, as empresas e nós, onde cada gerador deve se responsabilizar pelo resíduo que produz, seja em casa ou nas organizações.
O principal objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos é mitigar os impactos negativos no meio ambiente através de um gerenciamento eficiente em todas as etapas da gestão dos resíduos sólidos. Inclusive dentro de casa.