Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral
Seja Compreensivo
Como reagiria se, dirigindo um carro, visse um jovem acenar e gesticular para que você pare. Mas você não pára. Subitamente o rapaz atira uma pedra que acerta no seu carro. Você pára, sai do carro e vai em direção a ele.
Muitos pensamentos inundam a sua mente: Ele vai ter que pagar os prejuízos. Por que são as pessoas tão vingativas? Não posso deixar passar isso. Você se aproxima e observa na sua frente uma figura chorosa e nervosa. Ele explica: ‘Tive de pará-lo!’ Em seguida você vê logo atrás dele outro jovem, gravemente ferido, deitado na grama e necessitando de assistência. Então você vê o assunto como um todo e certamente pensa diferente sobre o jovem ao seu lado. Sim, você compreende!
Muitas pessoas são afligidas por problemas difíceis. Outras são muito inseguras emocionalmente, talvez devido à sua criação ou a um mau ambiente familiar. Outras talvez sintam forte pressão ou até mesmo opressão, que, a própria Bíblia diz, pode “pode levar o sábio à loucura”. (Eclesiastes 7:7) Tudo isso pode contribuir para sua irritabilidade e levá-las a dizer coisas que mais tarde se arrependem.
A compreensão pode ajudar-nos na busca de respostas a perguntas como: Por que ele age assim? ou: Por que não pode dar ouvidos à razão? Não tirar conclusões apressadas sobre outros promove compreensão.
Naturalmente, haverá ocasiões em que você deixará de mostrar a necessária compreensão. Talvez nem sempre seja o homem que “mantem a calma”. (Provérbios 17:27) Quando isso acontece, não tem achado necessário amenizar os sentimentos feridos de alguém que lhe é achegado, dizendo, talvez: ‘Eu lamento, peço desculpas, simplesmente não entendi’?
Assim, busque melhores relações com outros. Aprenda a se comunicar. Deixe os outros saber que você aprecia as boas qualidades deles. Esforce-se para ver por que outros agem de certo modo, tente compreender. A aplicação desses princípios na sua vida pode ser ricamente recompensadora para você e para os com quem se associa.