Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza
Gestão financeira no futebol
Os principais clubes esportivos do mundo sabem da importância da valorização de atletas e de seu patrimônio. Muito atrelado às receitas de publicidade sobre produtos e serviços, o futebol exerce influência nata na vida das pessoas pela paixão do esporte e espírito competitivo.
A gestão financeira possui ferramentas para analisar cenários e maximizar resultados. Os grandes times esportivos possuem somas exorbitantes para controlar, e seus gestores precisam possuir controles sensatos, relatórios e orçamentos controlados sobre o fluxo e a gestão do dinheiro do clube.
As decisões de compra e venda de jogadores, transferências e empréstimos são partes sensíveis para uma decisão financeira. O impacto pode ser refletido em uma crise financeira e o time sofrer consequências com isso. Para amenizar pareceres, o clube investe na arrecadação publicitária e no quadro de sócios, passo valioso para os principais rankings nacionais e internacionais.
A estratégia para os torcedores é vencer, para o clube é faturar. Como há paixões em jogo e um sentimento maior de conquistas sobre resultados, a potência de um clube é medida no preparo tecnológico de seus atletas. Aí está a inovação de preparar um profissional para o mercado, os relacionamentos entre clubes se engajam mais quando há meta a serem cumpridas.
Os novos formatos e tendências no esporte revelam esquemas estratégicos cada vez mais interessantes na disputa por títulos. Em pleno sistema de passes, quem melhor é eficiente (joga bem) está abaixo de quem é eficaz (faz os gols), e isso é o poder de barganha que pode ser definido com uma classificação ou eliminação de um campeonato.
Entender somente os conceitos não será suficiente, passar do papel (teoria) para o campo (prática) é o maior desafio da gestão financeira, controladora do fluxo de caixa sobre pagamentos, na gestão de clubes de futebol, e quem se prepara procurando formação e experiência dá passos para a melhor soma de pontos: a vitória.