Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza

Gestão financeira na música

O sucesso financeiro é realidade para milhares de artistas da variedade musical no Brasil e no exterior. Muitos músicos que chegaram a um razoável sucesso caíram na tentação da perda de valores por falta de gestão coerente e encontra-se com dificuldades financeiras. A música é diferente, mas a história se repete.

Seja qual for o lugar que você esteja lá estará algum cantor ou músico anônimo ou até famoso tentando sobreviver tocando nas ruas, bares ou fazendo shows. A oportunidade, escassa em tempos de crise, se vê esmagada quando o despreparo para assumir responsabilidades é maior. Cantores famosos que conseguiram grandes retornos não souberam dar destino mais propício a seu dinheiro e hoje choram em programas de televisão e rádio. Tristes cenas que se repetem por falta de planejamento, controle e gestão.

Os renomados artistas que se ouvem nas rádios e nas paradas de sucesso possuem agências de marketing cuidando da sua imagem artística. Pois bem, existem agências financeiras cuidando dos seus rendimentos? Eis o mistério que se prolifera. A ousadia hoje de carros de luxo, imóveis, bebidas caras e natureza exuberante de grana podem rodeá-los, é questão de tempo para saber se está tratando devidamente seus rendimentos, se existe um planejamento financeiro.

Há diversidade de pessoas que condenam as previsões de futuro. Ninguém sabe sobre o amanhã, porém pode melhorá-lo reserva para uma aposentadoria (previdência), economizando para outros projetos, ou mesmo estudos, etc. Empresários têm responsabilidade nesse ponto, assessoram seus clientes sobre sua arte e devem assessorá-los sobre a posteridade. A música não acaba após o show, há diversos lançamentos para acontecer.

A quantidade de apresentações e filmagens tende a crescer. A interatividade do artista com seu público são diários com lives nas redes sociais e na mídia. Há diversas formas de fazer dinheiro com isso, mas de qualquer forma precisa-se de uma boa gestão financeira.