Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Liderar é ajudar as pessoas a mudarem suas vidas e seus destinos enquanto trabalham ao seu lado

Por mais disruptivo que seja o modelo de negócio, o segredo ainda é a qualidade das pessoas que fazem parte dele. Reunir um time com as pessoas certas é um dos desafios mais duros da liderança.

Bons profissionais com conhecimento e com disciplina são escassos no mercado. Não é a toa que muitas empresas praticamente compram o passe de um profissional da concorrência para convencê-lo abrir mãos dos benefícios rescisórios.

Recentemente tive um mentorando de liderança de uma das maiores redes de bancos do Brasil que recebeu praticamente duas vezes mais em forma de bônus de um banco concorrente em relação à rescisão que teria direito se fosse demitido. Práticas como essas estão cada vez mais comuns no mercado.

Empresas não se importam de abrir o cofre e pagar tais benefícios, pois sabem que esses profissionais são diferenciados. Eu mesmo já recebi ofertas semelhantes para largar as palestras e mentorias e trabalhar de diretor de vendas de muitas empresas. Cheguei a trabalhar em uma com o objetivo de ver se a teoria que adquiri estudando e ensinando os meus mentorandos, também funcionária comigo. O resultado foi excelente, aumento exponencial de vendas a ponto da empresa não suportar a demanda e os problemas de relacionamento com outros diretores aparecerem.

O fato foi que o setor de vendas funcionou e criou muitos problemas. Quando a empresa não é preparada para a demanda, os funcionários sofrem e consecutivamente os clientes ficam desamparados. É preciso também pessoas competentes e disciplinadas nas compras agilizando e conseguindo melhores preços e condições com o objetivo de melhorar as margens de lucro.

É preciso logística eficaz para entregar o produto do cliente em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais ansiosas e que qualquer problema, ao invés de conversar, vão direto para as redes sociais causar verdadeiros dramas. É preciso pós-venda e relacionamento com o cliente para mantê-lo feliz e satisfeito e assim indicar os produtos e serviços para outras pessoas.

Quando você vai montar um time, é preciso colocar pessoas alinhadas com o mesmo objetivo e missão. Para que isso aconteça, é preciso um líder agregador, capaz de inspirar as pessoas a agirem.

O que tenho notado, principalmente após a pandemia, é que a maioria dos CEOs, diretores e gerentes, são homens de escritório, adoram lives, mas pouco contato humano. É preciso estar com as pessoas onde os problemas acontecem. Assim elas irão sentir a missão na própria carne, o que leva as pessoas a modificarem todos seus comportamentos e atitudes em prol daquele objetivo.

Vejo muitos novos empreendedores pensando em produtos e projetando empresas para serem exponenciais, mas que falham na questão de encontrar as pessoas certas e inspirá-las. O sucesso do negócio e da empresa é reflexo da liderança. Se o líder não for diferenciado ele inventará a Coca Cola e não passará de um refresco qualquer, como já vimos na história desse próprio refrigerante.

Liderar é ajudar as pessoas a mudarem suas vidas e seus destinos enquanto trabalham ao seu lado. Pessoas motivadas, disciplinadas, com um produto bom e em uma empresa inovadora, não existe obstáculo que não seja superado.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br