Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

O que vem mudando no comportamento do consumidor no mundo todo?

Comportamento do Consumidor: onde vamos parar?

Em uma pesquisa elaborada pelo SEBRAE nacional, descobriu-se que um dos cinco pontos que mais desafiaram as vendas no ano de 2023 foi a dificuldade de empresários e vendedores em interpretara mudança de comportamento do consumidor. Sabemos que as mudanças estão ocorrendo na velocidade da luz e nunca foi tão importante entender de gente para liderar e vender para um consumidor que está em constante transformação.

Para tanto, é preciso estar atento ao que vem acontecendo não somente na sua região como no mundo. Fazer cursos, participar de seminários, palestras são maneiras importantes de estar a par do que vem acontecendo ao redor do globo. Para você ter uma ideia, no Japão já são vendidas mais fraldas geriátricas do que fraldas infantis, o que mostra uma mudança no consumo em todo o país. No mundo inteiro, os nossos idosos gastam muito mais com serviços do que produtos e sabendo disso, num país como o Japão, empreendedores podem visionar e criar empresas de serviços que atendam essa clientela.

No Brasil não é diferente, além da participação em eventos que trazem conhecimento, buscar informações e acesso a pesquisas de entidades com credibilidade não somente daqui, mas do mundo todo é essencial antes de programar o crescimento da empresa nesse e para os próximos anos. Penso que todo o empresário, líder e empreendedor, deve tirar pelo menos duas horas por semana para estudar o seu nicho de mercado, o consumidor e olhar o que está acontecendo nos outros setores.

Mas Ronan, por que eu tenho que olhar os outros setores? Pelo simples fato que, na maioria das vezes, não conseguimos inovar olhando somente para o nosso nicho de mercado, pois corremos o risco de a maiorias estar fazendo a mesma coisa, por isso é preciso olhar para outros mercados, pegar o que está sendo feito lá e se perguntar como posso implementar isso na minha empresa e produto. Para você ter uma ideia, o site ALIBABA, gigante do comércio eletrônico, já integra em seu site produtos de segunda mão.

O que é isso? Um site que oferece produtos usados, mas de qualidade por preços acessíveis. Isso mostra a mudança no comportamento do consumidor, que hoje ao invés de ser dono de um produto, ele se tornou um guardião dele. As pessoas estão cada vez mais comprando um produto pensando em alugar ou vendê-lo posteriormente. Quando estive no oriente em 2017, conheci verdadeiros hipermercados de produtos de segunda mão, onde vendiam tudo que você possa imaginar, tudo muito bem embalado e com muita qualidade. Essa tendência já mostra a sua chegada no Brasil. Começamos com as lojas de roupas infantis de segunda mão e agora já é muito popular nas grandes cidades, lojas de roupas e calçados adultos.

Essa mudança de comportamento em muitos países está sendo implementada pela consciência do consumidor, motivada por campanhas, filmes, reportagens e documentários como também por incentivo dos governos. Na Áustria, pra você ter uma ideia, quando um aparelho eletrônico estraga, o governo subsidia o conserto com até 200 euros de incentivo. Na França, para estimular o consumidor a consertar o sapato que estragou, o governo oferece 25 euros, oque faz muitas pessoas a reformarem o calçado ao invés de comprar um novo. Falo tudo isso porque precisamos ficar espertos nessa mudança de comportamento e para tanto, é preciso buscar conhecimento. O mundo está mudando, as pessoas estão mudando e a sua empresa e você precisam acompanhar.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br